Tecnologia para segurança
A Câmara Temática de Fronteira do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) esteve durante todo o dia de ontem, 05, na cidade de Normandia, onde visitou as unidades de segurança e se reuniu com o prefeito Jairo Amílcar Araújo, vereadores, conselheiros tutelares e moradores da cidade.
Com foco no fortalecimento das políticas de Segurança Pública em faixas de fronteira, o GGI está percorrendo todos os municípios de Roraima com o objetivo de ouvir a comunidade, conhecer a realidade de cada região e apresentar propostas de solução na área.
Os representantes da Segurança Pública do Estado conversaram com o prefeito, Jairo Amílcar Araújo, vereadores, delegados de Polícia, comandantes das Companhias da Polícia Militar e os moradores.
No mês de abril a Câmara Temática de Fronteira esteve nos municípios de Rorainópolis, Caracaraí, Pacaraima e Bonfim. Em maio o GGI esteve reunido com as autoridades guianenses em Lethen. Nos dias 23 e 24 de maio foi realizada em Boa Vista a III Reunião da Comissão Conjunta Brasil-Guiana de Cooperação Policial e Combate às Drogas, realizado pela Coordenação-Geral de Combate aos Ilícitos Transnacionais (COCIT).
O interlocutor da Estratégia Nacional de Segurança nas Fronteiras (Enafron), delegado Jimmy Santana, que representou o secretário de Segurança Pública (SESP), Francisco Sá Cavalcante, disse que orientação é de que o município seja inserido no planejamento da Instituição para ser contemplado com o vídeo-monitoramento.
Para o vereador de Normandia, João Menezes essas discussões do GGI vão de encontro à necessidade do município. “Ocorre justamente no momento em que passamos por uma situação de vulnerabilidade na fronteira em relação a questão de tráfico de pessoas, de drogas e a todas ilicitudes que normalmente ocorrem nos municípios de fronteira”, disse.
O prefeito Jairo Araújo destacou ser de grande importância que os órgãos de Segurança se organizem para o enfrentamento da criminalidade no município de Normandia.
“Somos um município de fronteira e, como foi propriamente discutido na reunião, os órgãos de segurança devem estar em integrado para um combate mais eficaz à violência e oferecer melhor comodidade e segurança aos munícipes”, disse.
Segundo o prefeito, o município de Normandia tem duas especificidades. Uma é por estar centralizado em região de fronteira e, a segunda, é pelo fato do município fazer parte da terra indígena Raposa Serra do Sol.
“É uma área vasta e, por isso, precisamos nos organizar melhor na questão da segurança pública. O município se encontra em situação de vulnerabilidade por estar de certa forma, desassistido e ser um município de fronteira. As dificuldades enfrentadas são em relação a questões como drogas e violência contra crianças e adolescentes”, disse.
Durante a visita ao município, foram entregues cinco computadores novos à Delegacia de Polícia Civil de Normandia e dois ao Destacamento da Polícia Militar da cidade. Também foi apresentada sugestão para implantação do GGI no município.
Participaram da reunião o interlocutor da Estratégia Nacional de Segurança nas Fronteiras (Enafron), delegado Jimmy Santana, o diretor do Departamento de Polícia Judiciária do Interior (DPJI) e interlocutor do Enafron da Polícia Civil, Wesley Costa, o subcomandante adjunto do Comando de Polícia do Interior (CPI), tenente coronel, Wilson Nunes, o interlocutor do Enafron da PM, major Elias Santana.