00:00:00

Sebrae Pesquisa

Otimismo dos empresários nos negócios


Nem mesmo a crise e nem a estagnação da economia nos últimos meses afetaram a confiança e o otimismo do empresário roraimense em relação aos seus negócios. O Índice de Confiança dos Pequenos Negócios de Roraima, pesquisa realizada pelo SEBRAE, apontou que em abril/2013 este índice atingiu 126 pontos positivos, o terceiro na classificação regional e a 23ª posição entre os demais estados da federação.
 
Para montar os dados, pesquisadores do SEBRAE ouviram 200 empresários e puderam mensurar o impacto da conjuntura econômica nos pequenos negócios e as expectativas da classe em relação ao futuro dos negócios. 
 
A pesquisa foi inspirada na metodologia dos indicadores de confiança da Universidade de Michigan dos Estados Unidos, uma referência mundial em pesquisas econômicas.
O relatório resultou das entrevistas realizadas no mês de abril de 2013, apresentou o nível de atividade de março de 2013 e as expectativas dos meses abril, maio e junho.
Em relação às finanças, assim como os meses de agosto e setembro/2012, a estabilidade no faturamento ocorreu na maioria (54%) das empresas entrevistadas em Roraima no mês de março/2013.
 
Entretanto, neste último levantamento ficou constatada nos registros de aumento do faturamento, pequena evolução de 1% em relação a setembro/2012, chegando próximo ao melhor resultado da série histórica que foi de 33% em agosto/2012.
 
Os registros de evolução no faturamento colocam Roraima no 1º lugar entre os estados da região Norte e o 4º entre as demais unidades da federação. Ficaram à frente de Roraima o Distrito Federal, Piauí e Santa Catarina.
Um dado animador, e como sempre observado entre a maioria dos empresários, e que permanece nesta pesquisa, é o grau de otimismo quanto expectativa da evolução no faturamento para os próximos meses. Mesmo retrocedendo alguns pontos percentuais, o otimismo com relação ao faturamento se mantém estável em 71%, número menor que o registrado nas últimas abordagens nos meses de agosto e setembro 2012, que ficou em 75% e 85% identificados, mas ainda considerado positivo.
 
Em contraponto houve diminuição entre os pessimistas, ou seja, aqueles que preveem diminuição no indicador, passando de 6% e 4% em agosto e setembro/2012, para 2% em março/2013, números que posicionam Roraima, na expectativa de evolução no faturamento entre os estados brasileiros e os da região Norte, na 6ª colocação no ranking para ambos os casos. 
 
Em termos setoriais o Comércio e Serviços são os tem maiores expectativas em relação ao faturamento para os próximos meses, com destaque para os micro empreendedores individuais.
 
O percentual de pessoal ocupado, em todos os tempos analisados na pesquisa também se manteve estável, o que tem reflexos diretos nos números de desempregos.
"Podemos concluir que, mesmo diante de um quadro de estabilidade no faturamento e pessoal ocupado, empresários roraimenses embora mais cautelosos em relação ao futuro, mantêm o grau de otimismo em relação aos negócios", concluiu a analista do Sebrae, Marcione Soeiro Moraes.

Últimas Postagens