O projeto “Meu Bebê, Minha Vida”, mantido pelo Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazaré (HMINSN) - há exatos 20 meses – homenageará com certificados mais de 25 parceiros conquistados ao longo do tempo. A cerimônia que acontece nesta quinta-feira, dia 6, às 15h30, no auditório da maternidade, terá depoimento de mães sobre o projeto.
A concepção do projeto visa preencher o tempo ocioso de mães com alta médica, porém aguardam a saída dos seus filhos internados na UTI Neonatal. Para tanto, são oferecidas 15 oficinas terapêuticas às pacientes, sendo a mais procurada a de Imagem Pessoal e Beleza, que acontece mais de uma vez na semana.
São oferecidas oficinas de autoestima, que incluem estética, aulas de maquiagem, corte de cabelo, massagem, manicura e pedicura, limpeza de pele. Também é feito artesanato e as pacientes contam com incentivo à leitura, por meio de empréstimo de livros. Nas quartas-feiras são exibidas para as mães, filmes de entretenimento, além de oficina educativa em saúde, que são rodas de conversas sobre temas de interesse delas.
O fluxo do atendimento às mães tem aumentado consideravelmente. No ano passado, passaram pelo projeto mais de 2.500 mulheres. Enquanto de janeiro a maio de 2013, o número está chegando ao mesmo índice. Os atendimentos já ultrapassam a casa dos dois mil.
Alguns parceiros que têm apoiado, de forma voluntária, são empresas privadas, instituições governamentais e não-governamentais e, inclusive, mães e acompanhantes que participaram do projeto do HMI e findam aderindo a iniciativa.
Tem prevista a presença da Delegacia do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), associações de moradores, Senac, Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Assessoria de Humanização e Assessoria de Comunicação, Centro de Estética. Além de mulheres voluntárias.
Segundo Adália Siqueira, assistente social responsável pelo projeto, será uma singela homenagem àqueles que têm acreditado nos resultados alcançados na recuperação das mães e bebês. “Uma mãe com autoestima alta e feliz terá condições de cuidar do filho melhor, do que as que estão deprimidas e com a estima baixa”, comentou.
A assistente acrescentou que a expectativa é manter a parceira com as existentes e conquistar novos adeptos. “O Meu Bebê, Minha Vida funciona com essas parcerias, e estamos abertos a explicar aos interessados a melhor forma de adesão”, esclareceu Adália.
Para Ana Carolina Brito, diretora-geral do HMI, o projeto tem valorizado e feito à diferença na assistência às gestantes e bebês internados no Berçário. Segundo a diretora, durante a cerimônia, duas mães farão depoimentos da contribuição na vida das pessoas, que o projeto carrega consigo.
SHANTALA
A Shantala, uma técnica indiana de massagem em bebês tem atraído interesse de muitas pacientes. A massagem é ofertada também pelo projeto do HMI. A prática ensinada por uma acadêmica de fisioterapia da Faculdade Cathedral, ajuda os pais a estabelecerem, por meio de massagem, um contato mais prolongado com o filho.
Adália diz que já é comprovada que o toque carinhoso é a melhor forma dos pais se aproximarem do bebê após um dia de trabalho, transmitindo amor e carinho através das mãos. “Esse contato ajudará muito os pais a conhecerem o corpo do seu bebê e como se comunicam, isso é muito importante e ajudará em muito nos dias difíceis da criança”, acrescentou Adália.