00:00:00

Betinho

Coep Roraima entrega Prêmio Betinho Atitude Cidadã 2012.


Prêmio reconhece pessoas
 
O Prêmio Betinho Atitude Cidadã chega a sua quinta edição reconhecendo o esforço de pessoas que se destacaram na realização de trabalhos sociais em 2012. Em Roraima, o ganhador desta edição foi o Sr. Raimundo Gomes da Silva Filho, que há 27 anos desenvolve atividades na capital do estado em prol da preservação ambiental.
 
A cerimonia de homenagem e entrega do prêmio acontece nesta sexta-feira (07), na Embrapa Roraima, a partir das 10h30. Durante o evento, serão apresentadas as ações desenvolvidas pelo Sr. Raimundo, bem como um breve resumo de sua trajetória. Para Joaci Luz, Chefe-Geral da Embrapa Roraima e presidente regional da Rede Nacional de Mobilização Social (COEP), o prêmio é uma forma de reconhecer o engajamento de cidadãos que fazem a diferença.
 
O Prêmio Betinho é realizado desde 2008 pelo COEP, que congrega instituições e grupos que atuam na promoção da cidadania e empresas com programas de responsabilidade social. O Sr. Raimundo Gomes conquistou o prêmio após concorrer com outros candidatos do estado de Roraima, selecionados pelo reconhecido trabalho junto a comunidade.
 
O ambientalista trabalhou em parceria com o Horto Municipal de Boa Vista na produção de mudas a partir da coleta de sementes de plantas frutíferas e medicinais com o objetivo de arborizar os espaços públicos, recuperar as áreas degradadas e melhorar a qualidade de vida das comunidades indígenas.
 
Contribuiu ainda para a formação de um banco de germoplasma, que possibilitará a criação de um bosque na Universidade Federal de Roraima (UFRR). Seu Raimundo atuou também na recuperação de um trecho do igarapé Caxangá, em Boa Vista, e na distribuição de mudas para escolas da capital e para associações de agricultores familiares. Os projetos contribuíram para o aumento da renda das famílias atendidas, além de elevar as áreas arborizadas da cidade e seu entorno.
 
 
 
O COEP
 
O Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP) foi criado em 1993 em meio à intensa mobilização da sociedade civil deflagrada pelo Movimento pela Ética na Política, tendo entre seus idealizadores o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. O objetivo era reunir empresas para somar esforços na articulação e implementação de ações voltadas para o combate à fome e à miséria.
 
Inicialmente, eram 30 as entidades envolvidas; hoje, o COEP é um dos principais articuladores junto a organizações públicas e privadas para a promoção de iniciativas visando o desenvolvimento humano e social, em especial as realizadas em comunidades de baixa renda de todo o país.
 
São mais de 1.100 instituições envolvidas nas 27 unidades da federação e em 29 municípios, incluindo entidades de classe e Universidades, nas quais funcionários, colaboradores, professores e alunos são incentivados a participar de diferentes projetos sociais.
 
Seleção para Chefe-Geral em RR
 
Está aberto o processo para seleção de candidatos ao cargo de Chefe-Geral da Embrapa Roraima (Boa Vista, RR). As inscrições devem ser realizadas no período de 24 de junho a 23 de julho de 2013, exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico www.embrapa.br/selecaochefe, onde também está a norma que rege o processo.
Podem participar candidatos pertencentes ou não ao quadro de pessoal efetivo da Embrapa. As demais etapas do procedimento de seleção ocorrem em datas a serem comunicadas previamente aos candidatos.
 
Profissionais que ocupam cargo em comissão, função de confiança e de supervisão na Embrapa e que quiserem concorrer ao processo seletivo devem se desincompatibilizar até 10 dias antes do início das inscrições, ou seja, até 13 de junho de 2013.
 
Os interessados em concorrer devem preencher um formulário eletrônico no qual constam, entre outras informações, três referências profissionais (a serem consultadas pelo Comitê de Avaliação e Seleção – CAS). Além desse formulário preenchido, no ato da inscrição o candidato a Chefe-Geral deverá encaminhar uma proposta de trabalho para mandato de três anos, renovável pelo mesmo período, além de memorial, currículo e descrição de sua experiência gerencial, dentre outros documentos. Outra etapa do processo prevê apresentação de memorial e defesa pública da proposta de trabalho e arguição por parte dos membros do CAS e pelos empregados aos candidatos. 
 
Ao final da avaliação, na qual será apreciada a documentação apresentada pelo candidato e julgada sua capacidade e potencial gerencial, o Comitê indicará à Diretoria-Executiva da Embrapa até três candidatos pré-selecionados.
 
A seleção está sendo realizada em cumprimento ao disposto na Resolução Normativa nº 7, de 23 de abril de 2010, e em conformidade com a Resolução Normativa nº 16, de 24 de maio de 2013, publicada no BCA nº21/2013.  A publicação no Diário Oficial da União (DOU) ocorreu em 29/05/2013.

Últimas Postagens