Trauma, uma doença frequente
Os estudantes da Liga do Trauma de Roraima realiza a terceira edição da Jornada de Trauma e Emergência. O evento, que acontece de 07 a 09 de junho, no auditório do Conselho Regional de Medicina, conta com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A abertura oficial terá início às 19h, e nos dois últimos dias, os trabalhos começam às 8h, e seguem o dia inteiro.
Dezenas de profissionais especializados ministrarão mais de oito conferências, bem como mesas redondas para médicos, residentes e acadêmicos de medicina, de enfermagem e psicologia. “A intenção é agregar conhecimentos e, sobretudo, proporcionar um melhor atendimento ao traumatizado de Roraima”, explicou a estudante Daniele Taeco, presidente da Liga do Trauma.
A presidente ressaltou que a jornada visa conscientizar a sociedade médica da importância e necessidade da formação especializada e condições físicas e materiais adequados ao atendimento dos casos mais incidentes. “Percebemos uma grande incidência de morbimortalidade de causas externas. Por isso, a necessidade de atualização do conhecimento relacionado ao trauma”, resumiu Daniele.
O trauma é uma doença frequente que atinge todas as faixas etárias, principalmente a população jovem. É a terceira causa de morte na população brasileira, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares e neoplásicas. Contudo, é a principal causa de morte entre os indivíduos de 01 (um) a 44 anos de idade. Este cenário se repete na nossa realidade. “Um dos principais benefícios agregados ao evento é desobrigar os profissionais a buscar formação em outros Estados para alcançar os níveis de excelência”, acrescentou.
Daniela frisou que a Jornada é uma das ferramentas que tem atraindo muitas pessoas, pois trata-se de uma atualização a mais para estes que estão ou estarão pelos pronto-atendimentos e urgências espalhados pelo país, salvando vidas e proporcionando alívio para tantos males que vêm a acometer o ser humano.