Ações prioritárias, diz Anchieta
Com o intuito de continuar buscando redução no números de acidente, feridos e mortos em Roraima, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) tem reforçado as ações dentro da “Operação Salvando Vidas” na capital e buscando parcerias que envolvam prefeitos e vereadores no interior.
Neste fim de semana, os números mostraram um feriado com pouco movimento em Boa Vista. Foram registradas 76 autuações, sendo 44 aplicadas em motoristas e 32 em motociclistas. Maioria das infrações foi dirigir sem possuir CNH, conduzir veículo com documentação em atraso e não utilizar o cinto de segurança.
De acordo com o diretor-presidente Jorge Everton, em fins de semana prolongados como este, muitas pessoas optam em pegar a estrada e se deslocar aos países vizinhos ou para o interior. Ele afirma que na capital, independente de feriado ou não, desde 2011, a “Salvando Vidas” sempre é executada.
“Mostramos por meio de dados a redução de acidentes e mortos, mesmo com a frota bem maior. Fiscalização sempre será um dos pilares no trânsito. Mas não esquecemos da educação para um trânsito melhor”, falou Jorge Everton.
O diretor de Segurança do Trânsito, Santos Rosa, disse que no interior do Estado, com a manutenção de programas educacionais e ações nas ruas, teremos uma conscientização maior por parte dos condutores. “Devido ao baixo número de veículos, os riscos são menores. Mesmo assim precisamos da conscientização da comunidade”, alertou.
AÇÃO
A última ação realizada no interior ocorreu em Mucajaí. Na localidade, além de palestras e discussões, as mais de 600 pessoas presentes puderam tirar dúvidas sobre legislação e penalidades no trânsito. Professores, alunos e a população em geral aprovaram a iniciativa do Governo do Estado.
A dona de casa Maria Bernardino, 46, levou os dois filhos e afirmou que esta oportunidade serviu para alertar sobre os riscos vividos diariamente, seja para condutores ou pedestres. “É com muita felicidades que recebemos o Detran e o governador. Queremos ter outras oportunidades como essa”, afirmou.
O governador José de Anchieta, que acompanhou de perto os trabalhos, disse que o trânsito está entre as prioridades da gestão. Anchieta destacou as ações e afirmou que a meta é investir cada vez mais neste setor. “Outros municípios receberão equipes do Detran para realização de trabalhos educativos e conjunto com as autoridades locais. O trabalho continua”, enfatizou.