Gestão do SUS em discussão
Apenas dois municípios de Roraima têm instalados os serviços de Ouvidoria do SUS (Sistema Único de Saúde): Boa Vista e Pacaraima. Com objetivo de sensibilizar sobre a importância desse canal de comunicação entre gestão e usuário, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) realiza dia 11 de junho, o 1º Seminário de Ouvidoria do SUS em Roraima. O evento acontece de 8h às 18h, no auditório Jaber Xaud, no Sesc Mecejana.
Devem participar do evento, prefeitos, secretários municipais de saúde e futuros ouvidores, bem como os gestores em nível de coordenação das unidades de saúde. Para falar sobre as experiências exitosas no âmbito do SUS, confirmaram presença os ouvidores dos estados do Acre, Tocantins e Rio de Janeiro. Além disso, a Coordenadoria Nacional de Ouvidoria do SUS, do Ministério da Saúde, e a Ouvidoria Geral da União, com sede em Boa Vista, estarão no seminário.
A ouvidora geral do SUS no Estado, Eleonora Melo da Silva, que vai falar sobre o funcionamento dos serviços no âmbito da Sesau, explicou que as Ouvidorias no setor de saúde funcionam como canal de comunicação direta com os usuários do sistema e a gestão, para a reorientação da política de saúde no Estado.
É através desse feedback do cidadão, segundo Eleonora, que a gestão toma conhecimento das possíveis falhas nos serviços e assim, pode readequar o que é oferecido. “O SUS é uma conquista da sociedade brasileira, que deve ser transparente e permeável à ampla participação e controle social. Essa é a forma mais democrática de participação, e a partir do que o usuário diz, o gestor adéqua e atende essa demanda”, disse.
Segundo ela, por isso é tão importante que os gestores participem do seminário para que conheçam o que é e como funciona uma Ouvidoria, que deve ser encarada como uma aliada da gestão. “O SUS é uma contrapartida que o Estado oferece ao cidadão, e quem avalia a prestação desses serviços é quem faz uso dele, que precisa”, avaliou.
ESTADUAL
Na rede estadual, o atendimento para essas demandas está implantado na sede da Sesau, Hospital Coronel Mota, Policlínica Cosme e Silva, Hospital Geral de Roraima, Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth, Centro de Referência da Mulher, Pronto Atendimento Airton Rocha e Pronto Socorro Francisco Elesbão.
Conforme Eleonora, além desses espaços, o cidadão tem outras formas de fazer sua sugestão, reclamação ou denúncia, que são o teleatendimento nacional pelo número 136, por e-mail ([email protected]), site www.saude.rr.gov.br e se preferir, por carta endereçada à Rua Madri, 180 – Aeroporto.