Educação sustentável
No período que vai de 03 a 07 de junho será celebrada a Semana do Meio Ambiente e para comemorar a data, diversas unidades de ensino vão realizar as Conferências Infanto Juvenis nas escolas.
A idéia com as conferências escolares é estimular a participação de estudantes e professores na Conferência Estadual pelo Meio Ambiente, que ocorrerá em Boa Vista no período de 10 a 14 de setembro.
Nesta segunda-feira (03), foi realizada a abertura da Semana do Meio Ambiente na Escola 13 de Setembro com exposição de trabalhos dos alunos. Amanhã, dia 04 de junho, está prevista na Escola Estadual Lobo D’Almada a realização da Expo-Ciência a partir das 16h.
O evento é preparatório para a Feira de Ciências e contará com exposição de trabalhos sobre temas como “Células” e “Corpo Humano”. Na quinta-feira (06), será a vez das Escolas Lobo D’Almada e Buriti realizarem suas conferências, a partir das 8h, sendo que a Escola Buriti segue com a atividade também pela parte da tarde.
Também na quinta-feira (06), a Escola Gonçalves Dias realizará o “Bazar da Troca GD 2013” a partir das 9h30. O evento é uma feira de trocas, onde os alunos irão trocar produtos como gibis, livros, CDs, DVDs, bonés, roupas, games, entre outros. A ação busca uma reflexão sobre a produção e o consumo na sociedade capitalista e as suas conseqüência e integra as ações de Educação Ambiental.
Já na sexta-feira (07), a escola Francisca Élzika realiza o evento a partir das 16h. Na semana seguinte, as conferências seguem nas escolas São José no dia 12 de junho, Antônio Ferreira (13), Presidente Costa e Silva e também Olavo Brasil (14) e Girassol (21).
As conferências nas escolas são orientadas pelos técnicos da Divisão de Educação Ambiental (DIAB) da Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED). “A ideia das discussões nas conferências é buscar medidas para transformar a escola em um verdadeiro espaço educador sustentável”, explicou Tácio Raposo, chefe da DIAB.
Tanto as conferências escolares, quanto a Conferência Estadual são atividades preparatórias para a IV Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente, prevista para ocorrer de 13 a 18 de novembro em Brasília (DF). Este ano, o tema será: “Vamos cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis”.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A SEED por meio da DIAB tem incentivado as ações na área de Educação Ambiental em busca de desenvolver nos estudantes a consciência quanto à preservação do meio ambiente. Para tanto, estimula a criação da Agenda 21 e Com Vida nas instituições de ensino.
Em todo o Estado, 52 escolas estaduais, (entre instituições da Capital, da área rural, interior e indígenas) possuem Agenda 21, que é um plano de ação para ser adotado global, nacional e localmente.
Suas ações prioritárias são programas de inclusão social, a sustentabilidade urbana e rural, a preservação dos recursos naturais e minerais e a ética política para o planejamento rumo ao desenvolvimento sustentável.
Além disso, 30 instituições de ensino, sendo três indígenas, desenvolvem ações nas Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida - Com-Vidas, contemplando uma média de 30 mil alunos.
As Com-Vidas formulam uma nova gestão de organização nas escolas com a criação de conselhos para fomentar o debate sobre os temas relacionados ao meio ambiente.
Também incentivam ações de preservação do patrimônio público, práticas do bem viver (valorizando o respeito mútuo e a prática da boa educação), coral, pinturas em muros, fanfarra com instrumentos musicais reciclados, e tantas outras ações voltadas para a área da educação ambiental que são desenvolvidas nas escolas diariamente.