100 profissionais no curso
A aula inaugural do curso técnico em Hemoterapia, organizado pela Escola Técnica do SUS (ETSUS) em parceria com o Hemocentro de Roraima (Hemoraima), ocorre nesta terça-feira, 04, no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM), às 19h. Ao todo, são 105 profissionais inscritos de todo o estado, que trabalham no Hemoraima, agências transfusionais, postos de saúde e nas unidades do interior.
Dividido em três grupos, as aulas para os alunos da capital iniciam nesta segunda-feira, 03, em duas turmas, na sede da Etsus. Uma na parte da manhã, com profissionais do Hospital Geral de Roraima, Hospital Coronel Mota e postos de saúde, e outra, no turno da noite, para quem trabalha no Hemocentro.
Para os alunos do interior, a previsão é que o curso inicie no próximo mês. Profissionais das unidades de saúde dos municípios de Bonfim, Caroebe, São João da Baliza e Normandia estarão divididos em duas turmas: manhã e tarde.
O curso vai habilitar o profissional na captação, na triagem clínica, epidemiológica e sorológica dos candidatos a doadores de sangue, assim como na coleta. Eles também poderão atuar no processamento do sangue coletado, no controle, armazenamento e expedição das bolsas. Segundo a coordenadora de Eventos da Etsus, Andréa Carla Aud, a carga horária é de 1.500h.
A necessidade de oferecer a capacitação surgiu de um levantamento realizado pelo Hemoraima, demonstrando que os profissionais que atuam na área de hemoterapia são técnicos de enfermagem e técnicos de laboratório. O curso vai habitá-los a atuarem nos serviços públicos de hemoterapia dos hemocentros e agências transfusionais, garantindo assim, mais qualidades nos serviços prestados.
De acordo com o Secretário Estadual de Saúde (Sesau), Leocádio Vasconcelos, a ideia é qualificar os servidores do SUS para atuar como técnicos de hemoterapia. Por isso, os alunos são profissionais das unidades de saúde do estado que atuam nos serviços de captação, triagem clínica, entre outros.
Ética e Bioética, tratamento de resíduos de saúde em unidade hemoterápica, nutrição e dietética pertinente a doação de sangue, metodologia e técnicas de pesquisa, promoção da doação voluntária de sangue e medula óssea, produção, armazenamento e distribuição de hemocomponentes estão entre as disciplinas do curso.