Em relação aos dois casos divulgados recentemente na imprensa, de pai e filha com suspeita de H1N1, a Sesau (Secretaria Estadual de Saúde de Roraima) informa que está descartada a suspeita. Os exames feitos no Lacen (Laboratório Central de Roraima), nos dois pacientes, deram negativo para gripe, portanto, não há possibilidade de ser Influenza. As investigações continuam, mas em outras vertentes.
No momento, apenas um caso está sendo investigado se é H1N1. Trata-se de um venezuelano, que está internado no Hospital Geral de Roraima, não por causa da gripe, mas devido a outros agravos de saúde. O exame dele, feito pelo Lacen, deu positivo para influenza A, e o material foi enviado ao Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará, para identificação do sorotipo que o vírus pertence. O resultado deve sair na próxima semana.
A Sesau reforça que independente do subtipo, gripe mata, principalmente se houver outra doença de base. O mais importante é tomar cuidados para evitar a doença, principalmente nesse período chuvoso. Quem tiver com sintomas de gripe deve procurar um médico.
Para evitar a transmissão da doença, o ideal é lavar as mãos constantemente, não compartilhar copos, talheres com outras pessoas, manter repouso e evitar lugares fechados e com aglomerações de pessoas.