O deputado federal Raul Lima (PSD-RR), apresentou nesta terça-feira, 28, o PL 5651/2013, que altera de 5% para 15% o percentual o percentual obrigatório de adição do biodiesel ao óleo diesel de origem mineral. Para o deputado, o principal objetivo foi a redução de poluentes atmosféricos e pela melhoria da qualidade do ar e dos padrões de vida nas grandes cidades brasileiras.
Com a adoção da mistura de 15% de biodiesel no diesel comercializado, a estimativa é de que sejam criados 6 milhões de novos postos de trabalho em toda a cadeia produtiva.
Os novos percentuais de biodiesel trariam também, segundo Raul Lima, benefícios ambientais e de saúde pública. “Por ser menos poluente, o biodiesel contribui para a redução dos gases de efeito estufa na atmosfera”, disse.
Na avaliação do pessedista, a adoção obrigatória do diesel B10 e B20 também poderia melhorar a capacidade tecnológica do setor."Não precisamos ficar nos 5%. Podemos passar 15%. Nós já temos competência, capacidade para produzir. O que precisamos? De um mercado cativo, um mercado garantido para que os produtores brasileiros introduzam a cada ano mais tecnologia, mais conhecimento para produzir mais e melhor."
Para Lima, caso a medida seja aprovada, poderia consequentemente baratear o óleo diesel para os consumidores finais. “Esse projeto é importante para todos os brasileiros, pois deixaria o diesel mais barato, geraria mais empregos e mais renda para o agronegócio em nosso país, proporcionaria uma redução mais expressiva na emissão de poluentes atmosféricos, redundando em um meio ambiente mais limpo e mais saudável para nossos cidadãos, e é uma medida perfeitamente viável, pois a indústria já sinalizou que conseguirá atender a esse aumento de uso, pois a capacidade de produção instalada é, hoje, bastante superior ao seu uso efetivo”, concluiu.