Crianças inscritas no Cuidar
O Governo de Roraima, por meio das secretarias da Promoção Humana e Desenvolvimento e do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), realizou nesta terça-feira (28), a inscrição de crianças de comunidades indígenas do município de Normandia no Programa Cuidar.
Mais de 500 crianças das comunidades do Araçá, Escondidinho, Xumina, Raposa, Napoleão e Guariba, com idade entre 6 meses e 3 anos, 11 meses e 29 dias foram inscritas no programa.
O Cuidar é a mais nova política social e de saúde que será implantada no Estado para combater os índices de desnutrição e mortalidade infantil, melhorando a qualidade de vida das crianças e proporcionando o seu crescimento saudável.
“Iniciamos as inscrições no interior pelo município de Normandia e vamos percorrer todas as localidades do nosso Estado para que possamos atender 10 mil crianças de Roraima e, através da complementação alimentar, garantir que elas cresçam com saúde. Além das inscrições no Cuidar, realizamos a entrega de redes, brinquedos e camisas doadas pela receita federal”, disse secretária da Promoção e Desenvolvimento, Shéridan de Anchieta.
O programa atende às orientações do Ministério da Saúde sobre o aleitamento materno exclusivo. Por isso, somente as crianças órfãs e filhos de mulheres soropositivas receberão o benefício desde o nascimento.
Através do Cuidar, as famílias beneficiadas receberão, mensalmente, 4 latas de leite em pó por cada criança cadastrada. Órfãos ou filhos de mães com diagnóstico de HIV recebem desde o nascimento até os seis meses de vida 8 latas de leite por mês. Após esse período, cada criança recebe 4 latas de leite.
Para permanecer no programa, as famílias precisam cumprir o compromisso de manter o cartão de vacina das crianças atualizado, além de participar de todas as palestras e ações desenvolvidas.