O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Roraima (OAB/RR), Jorge Fraxe, apresentou aos conselheiros os formulários que serão utilizados para avaliação dos cinco serviços do setor de telecomunicações no Estado: telefonia móvel e fixa, internet banda larga móvel e fixa, e TV por assinatura.
A avaliação será feita pela população que utiliza esses serviços. Essa é uma iniciativa da OAB/RR por meio da Comissão de Defesa do Consumidor, que é presidida pelo advogado Rawlins Coelho.
“É de suma importância que a população participe preenchendo o formulário, para que a Comissão possa fazer uma análise mais detalhada e, posteriormente, adotar as medidas necessárias cobrando do setor de telecomunicações a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos à população”, disse Rawlins Coelho.
Os formulários trazem opções para que os usuários identifiquem os problemas que mais enfrentam como, por exemplo, cobranças indevidas, queda de ligação, chamadas que não se completam, demora no atendimento call center e na loja física, entre outros.
Há possibilidade do usuário avaliar também a qualidade dos serviços oferecidos e acrescentar o problema que, por ventura, não conste no formulário. A Ordem tem se esforçado para que os preceitos constitucionais sejam eficazes.
“O presidente da Ordem, Jorge Fraxe, tem contribuído e orientado a Comissão no sentido de que atue de forma firme e intransigente na defesa dos direitos do consumidor roraimenses. Estamos fazendo a nossa parte, queremos agora que a população participe e nos ajude a exigir das operadoras um serviço mais eficiente, e que as reclamações sejam reduzidas”, ressaltou Rawlins Coelho.
LOCAIS – Os formulários serão disponibilizados, a partir de terça-feira (04), em locais de acesso ao público como a sede da OAB/RR, localizada na avenida Ville Roy, 4.284, Aparecida, na sala da OAB no Fórum Advogado Sobral Pinto, na sala da OAB na Justiça do Trabalhista, localizada na avenida Capitão Júlio Bezerra, bairro dos Estados.
Outros locais na Capital estão sendo definidos. Nos demais municípios, em que a situação ainda é mais agravante, está sendo elaborado um calendário de visita a essas localidades, com a finalidade de oportunizar também o direito à participação para os usuários dos serviços que moram nos demais municípios.
Para Jorge Fraxe, o direito do consumidor é uma das causas da sociedade que merecem atenção especial desta Seccional. Fraxe esclarece que um dos papéis da OAB é contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária, e que esta gestão tem também a finalidade de aproximar cada vez mais a Ordem da população, fortalecendo o elo que construirá um Estado mais democrático.
“Defender o consumidor é uma das bandeiras da Ordem, e esta Seccional não se furtará diante do descaso e da falta de atenção que os usuários do setor de telecomunicações vêm enfrentando diariamente ao longo dos anos. Faremos o que estiver ao nosso alcance e não mediremos esforços para proteger os direitos dos consumidores, eventualmente, violados”, frisou.