00:00:00

Serviço odontológico

Projeto na maternidade já atendeu mais de cem gestantes internadas.


Gestantes são atendidas 
 
O atendimento exclusivo às gestantes de alto risco da Ala dos Girassóis é o objetivo principal do serviço ofertado pelo consultório odontológico mantido no Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN). Desde quando iniciou, no domingo das Mães (12 de maio), passaram pelo dentista, mais de 130 gestantes com problemas de cárie e de gengivites.
 
A meta é diminuir os fatores de risco para partos prematuros, algo comprovado que seja uma cárie ou infecção bucal pode desencadear a um parto fora do tempo. A intenção é atender 80% das gestantes de alto risco internadas na Ala dos Girassóis.
 
Segundo o dentista Ismith Melo, os atendimentos ocorrem no turno matutino, e por dia são atendidas dez pacientes de terça-feira a sábado. A procura está razoavelmente boa, o projeto está a procura de um profissional dentista para o turno vespertino.
 
Enquanto o dentista realizava um curativo em uma das pacientes, ele afirmou que os procedimentos realizados na unidade são curativos temporários, aplicação de flúor e limpeza de gengiva. “Não realizamos cirurgia dentária e extração de dente. A recomendação que ocorra uma retirada de dente somente depois do parto”, explicou. 
O consultório está equipado com compressor, cadeira odontológica, mocho (cadeira) para o profissional, cuspideira, refletor, canetas de alta e baixa rotação para limpeza e remoção de tecidos.
 
A dentista Marcela Monteiro, diretora do Departamento de Ensino e Pesquisa do HMI, disse que as mulheres precisam ter um cuidado redobrado com a higiene bucal, pois inflamação aumenta as contrações uterinas.
Marcela esclareceu que os atendimentos são para as mulheres internadas no alto risco, exclusivamente. As gestantes externas podem procurar o atendimento em qualquer um dos postos de saúde. Quanto aos atendimentos de emergência, as gestantes podem procurar o Pronto Socorro.
 
A paciente internada do HMI, Geyciane da silva, grávida de nove meses, aprovou o serviço feito pelo dentista. Ela passou por um curativo temporário.  “Adorei a iniciativa. Uma preocupação que eu não tive durante o meu pré-natal, ainda bem que não ocorreu nenhum problema. Tive sorte”, comentou.

Últimas Postagens