Grupo de SC faz show em BV
Na próxima terça-feira, 4 de junho, será realizada mais uma etapa do projeto Palco Giratório, desenvolvido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) em todo o País. Desta vez, o Sesc traz a Roraima o grupo de teatro Cirquinho do Revirado, de Florianópolis-SC, que vai apresentar o espetáculo "Júlia". O evento será realizado a partir das 19h, na Praça das Águas (Portal do Milênio). A classificação é livre e o acesso gratuito.
A peça conta a história de Júlia, uma mulher das ruas, e Palheta, seu fiel escudeiro, que a conduz. Na bagagem, os dois levam coisas do mundo e coisas da vida. Entre realidade e ilusão há uma linha muito tênue, no qual uma mulher sem pernas seria capaz de rodopiar.
Esta dupla errante gira o mundo ou é o mundo quem os gira? Este é um dos questionamentos levantado pelo espetáculo. Excluídos pelos excluídos, dizendo-se donos dos restos de um circo incendiado, Júlia e Palheta “se viram”.
O elenco é formado pelo casal Yonara Marques e Reveraldo Joaquim. Segundo Yonara, representar a personagem-título é muito intrigante, já que é ela uma mulher que não tem medo de nada, pois não tem mais nada a perder. "Sem crenças e sem limites, Júlia é o excremento do mundo. Causa repulsa nas pessoas, pois reflete a própria podridão da sociedade”, afirma a atriz.
Já Reveraldo representa o ingênuo Palheta afirma que estar a serviço de um processo de montagem de uma peça é entregar-se ao diálogo constante e às milhares de possibilidades de cada passo e de cada ação da personagem. "É desistir de algumas convicções e aceitar o que se propõe no conjunto da obra. Deixar de fazer é fazer com mais força. E mostrar-se “ingênuo” é entregar-se de forma a sumir com a lógica das coisas e das ações”, destacou.
Cirquinho do Revirado - O grupo foi contemplado com o Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, através da Fundação Catarinense de Cultura, do Governo do Estado de SC, e vem trabalhando desde março de 2010 na montagem do espetáculo.
O processo de montagem passou por várias etapas, do qual o grupo pôde pesquisar algumas linguagens que vieram somar na construção da peça, como: Oficina de Circo, Oficina de Bufão e Música para Teatro.
A produção do espetáculo contou também com artistas de distintas localidades, como a experiente Diretora de Arte Maíra Coelho, de Porto Alegre, que assina também os figurinos, além de participar da cenografia. Carlos Eduardo Silva, de Florianópolis, criou maquiagem e caracterização dos atores, enquanto Gregory Haertel assessora a equipe no que tange à Dramaturgia de Júlia.
Hoje o grupo mantém seis peças em seu repertório e, desde a sua origem, vive exclusivamente do fazer teatral.
Workshop
No domingo, 2, das 14h às 18h, no teatro Jaber Xaud, o grupo realiza um workshop, que traz uma reflexão sobre o fazer teatral, atrelado ao estudo de aspectos visuais e elementos que nortearam a construção do espetáculo de rua “Julia”. A inscrição é gratuita e deve ser feita no Núcleo de Cultura através do telefone 3621-3939. As vagas são limitadas.
Serviço
- Projeto Palco Giratório
- Espetáculo de teatro "Júlia"
- Grupo Cirquinho do Revirado (SC)
- Local: Praça das Águas (Portal do Milênio)
- Horário: 19h
- Entrada: Gratuita
- Classificação: Livre
- Informações: 3621-3939
Escola seleciona estudantes de Roraima
A Escola Sesc de Ensino Médio do Rio de Janeiro (ESEM-RJ), através dos Departamentos Regionais do Serviço Social do Comércio - Sesc, abriu inscrições seletivas para estudantes com idade mínima de 13 anos, que tenham concluído ou estejam concluindo o Ensino Fundamental. O seletivo classifica alunos de todo o Brasil para estudar na instituição em 2014.
Para Roraima foram destinadas três vagas. As avaliações consistem em provas e entrevistas com alunos, pais ou responsáveis. O Edital do Seletivo e a pré-inscrição gratuita estão disponíveis até o dia 14 de junho no site www.escolasesc.com.br,.
A Escola Sesc de Ensino Médio do Rio de Janeiro concede aos alunos matriculados bolsa integral de estudos durante os três anos do curso. Serviços educacionais em regime residencial também são oferecidos, abrangendo moradia em prédios próprios, fornecimento de alimentação, material didático básico obrigatório e assistência médica-odontológica (preventiva e emergencial).
ESEM-RJ - A unidade oportuniza aos estudantes uma Educação humanística e de excelência, com troca de experiências, convívio com a diversidade, educando jovens que partem para as universidades e para o mundo do trabalho com bagagem de cidadania e cultura.
Como uma escola-residência, a ESEM-RJ estrutura-se com turmas em sala de aula de 15 alunos, de modo que o atendimento possa ser individualizado, garantindo qualidade no processo ensino aprendizagem.
A unidade também realiza acompanhamento acadêmico permanente, corpo docente qualificado, professores-pesquisadores, formação em inglês, espanhol e tecnologia, além de laboratórios e oficinas, atividades artísticas e culturais, complexo poliesportivo. Outro diferencial está na realização intercâmbio com escolas Norteamericanas, participação em projetos sociais e ambientais, biblioteca com 50 mil volumes.
A gerente de Educação do Sesc-RR, professora Maria de Lourdes Picão, informou que a jornada escolar do aluno residente da Escola Sesc do Rio de Janeiro é de tempo integral, com dez horas diárias de atividades diversificadas, incluindo aulas em laboratórios, oficinas de artes, música, dança e teatro, atividades esportivas e artísticas.
"Aos finais de semana os alunos participam também de cursos profissionalizantes, oferecidos em parceria com o Senac. Eles desenvolvem projetos sociais nas comunidades em torno da escola e nos tempos livres, realizam atividades culturais e de lazer", destacou a professora.
Transformar as situações de convívio na comunidade escolar em possibilidades de aprendizagem é objetivo previsto no projeto pedagógico da Escola Sesc Rio, o que a coloca em conformidade com os novos paradigmas da educação em geral e do ensino médio em particular.
A professora Lourdes destaca também a sólida formação nas diferentes áreas do conhecimento, do estímulo ao pensamento crítico-reflexivo e à autonomia intelectual. "Além disso, a educação do Sesc em todo o Brasil atua diretamente em três pilares que norteiam a capacitação dos alunos para o mundo do trabalho, que são: o domínio da língua inglesa, o domínio das novas tecnologias e a qualificação profissional", explicou.
Sesc Roraima - em 2010, a aluna do Centro de Educação Sesc de Roraima, Carolyne de Melo Tavares, foi a primeira estudante do estado aprovada para ESEM-RJ. No primeiro semestre deste ano, Carol também foi selecionada para participar de um intercâmbio em faculdades nos Estados Unidos. A estudante frequentou aulas curriculares em Idaho, na Community School, em Sun Valley.
Programa Quero Estudar na Escola Sesc de Ensino Médio do Rio de Janeiro
- Pré-inscrição de 20 de maio a 14 de junho;
- Mais informações nos sites da ESEM-RJ:
www.escolasesc.com.br ou www.queroestudarnaescolasesc.com.br