00:00:00

Hemoterapia

Mais de 100 profissionais farão curso de 1.500 horas.


Saúde qualifica profissionais 
 
O Estado vai qualificar os profissionais de saúde que atuam no Hemocentro e nas agências transfusionais e interior. Há 105 alunos matriculados no curso de Hemoterapia. Os profissionais são de todo o estado. Para os alunos da capital, o curso vai iniciar segunda-feira (03). No entanto, a aula inaugural será na terça-feira (04), no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM), às 19h.
 
As aulas serão ministradas na Escola Técnica de Saúde do SUS (Etsus). Segundo a coordenadora de Eventos da Etsus, Andréa Carla Aud, a aula inaugural será feita pela Etsus em parceria com o Hemocentro de Roraima. A carga horária do curso Técnico em Hemoterapia é de 1.500h.
Serão três turmas. O curso inicia primeiro para os servidores da capital. Para os que atuam no Hospital Geral de Roraima (HGR), Hospital Coronel Mota (HCM) e Postos de Saúde; as aulas serão no turno vespertino. As aulas para a segunda turma serão ministradas à noite para os profissionais que atuam no Hemocentro.
 
A terceira turma é exclusiva para os que atuam no interior. O curso está previsto para iniciar no mês de julho. As aulas serão nos turnos matutino e vespertino. Nela, há profissionais matriculados dos municípios de Bonfim, Caroebe, São João da Baliza e Normandia.
De acordo com o Secretário Estadual de Saúde (Sesau), Leocádio Vasconcelos, a ideia é qualificar os servidores do SUS para atuar como técnicos de hemoterapia. Por isso, os alunos são profissionais das unidades de saúde do estado que atuam nos serviços de captação, triagem clínica, entre outros.
 
Com a qualificação, o Estado terá 105 profissionais aptos a desenvolver atividades relacionadas à captação, a triagem clínica, epidemiológica e sorológica dos candidatos à doação de sangue. Além disso, os técnicos poderão ainda trabalhar na área de processamento, controle, armazenamento e na expedição das bolsas.
Ética e Bioética, tratamento de resíduos de saúde em unidade hemoterápica, nutrição e dietética pertinente a doação de sangue, metodologia e técnicas de pesquisa, promoção da doação voluntária de sangue e medula óssea, produção, armazenamento e distribuição de hemocomponentes estão entre as disciplinas do curso.

Últimas Postagens