00:00:00

Caminho para Escola

Educação distribui bicicletas em comunidades indígenas.


Bicicletas para acesso dos índios
Nesta terça e quarta-feira (28 e 29), estudantes de escolas localizadas em comunidades indígenas nos municípios de Normandia e Cantá receberão bicicletas para auxiliar no deslocamento para a escola. A ação integra o projeto “Caminho para a Escola” da Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED).
 
Nesta terça-feira (28), serão entregues 282 bicicletas em Normandia, contemplando as comunidades indígenas Providência, Araçá, Escondido, Xumina, Raposa, Napoleão e Guariba. Serão entregues 125 bicicletas pequenas (Aro 20) e 103 grandes (Aro 26).
 
Já na quarta-feira (29), será a vez dos estudantes da comunidade Canauani no Cantá. Neste município serão entregues 61 bicicletas, sendo 45 pequenas (Aro 20) e 16 grandes (Aro 26). 
Todas as bicicletas possuem quites de ferramentas para montagem e desmontagem, bomba de ar, buzina, retrovisor e itens de sinalização. A compra foi efetuada pela SEED por meio da adesão de uma ata de registro de preços do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O investimento foi de R$ 489 mil.
 
Outros oitocentos e oitenta e dois alunos de sete comunidades indígenas do município de Uiramutã, também já foram contemplados com as bicicletas. A entrega foi realizada no início do mês passado.
“As bicicletas vão facilitar a ida dos alunos à escola. Quem tinha que caminhar por algumas horas agora poderá fazer o percurso de bicicleta, o que acaba sendo um estímulo para os estudantes e que com certeza irá refletir no processo de ensino aprendizagem”, destacou Lenir Rodrigues, secretária de Educação e Desportos.
 
SAÚDE BUCAL
 
Os estudantes da comunidade Canauani no Cantá, além das bicicletas, também serão beneficiados com as ações do Programa Incremental de Saúde Bucal, realizado pelo Departamento de Apoio ao Educando (DAE), da SEED.
 As atividades irão se concentrar na Escola Estadual Indígena Tuxaua Luiz Cadete. A Divisão de Saúde do DAE irá deslocar dois gabinetes odontológicos, e uma equipe formada por dentistas e assistentes para desenvolver as ações.
 
Serão ofertadas aplicação de flúor, escovação, procedimentos odontológicos como obturações e extrações, além de distribuição de kits (escova e creme dental), e orientações sobre escovação por meio de palestras.
Além de Canauani, também serão contemplados estudantes de outras comunidades como Taba Lascada, Malacacheta, Laje e Serra da Lua. O Programa Saúde Bucal tem a principal intenção de prevenir doenças relacionadas à saúde bucal.
O Programa prevê tratamento odontológico a cerca de 12 mil crianças ao longo do ano letivo. O atendimento é realizado dentro das escolas por meio dos gabinetes odontológicos.
 
O DAE possui dois gabinetes móveis para atendimentos descentralizados. Somente no mês de abril, foram atendidos 776 alunos e realizados 2.922 procedimentos odontológicos.
“Nossa intenção é levar o atendimento odontológico para todos os municípios do interior do Estado. Para isso, estamos elaborando um cronograma de atendimento”, destacou Paulo Roberto de Oliveira, diretor do DAE.
Seis escolas na Capital possuem gabinetes odontológicos fixos e realizam atendimentos aos alunos nos horários da manhã e tarde. São elas: Severino Cavalcante, São Vicente, Coema, Luiz Ribeiro de Lima, Conceição Costa e Silva e Caranã. 
O Programa Saúde Bucal já era desenvolvido pela SEED, porém estava desativado há mais de dois anos e foi retomado no ano passado por meio da atual gestão.
Com a reativação dos gabinetes, os alunos têm a oportunidade de se consultar com um dentista e realizar ações de prevenção sem sair da unidade escolar. Para a compra de material e equipamentos, o valor do investimento foi na ordem de R$ 452 mil.
 

Últimas Postagens