O Governo do Estado, por meio das secretarias da Promoção Humana e Desenvolvimento e do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) realiza nesta terça-feira (28), em comunidades indígenas do município do Normandia, a inscrição para o programa Cuidar.
Moradores das comunidades do Araçá, Escondidinho, Xumina, Raposa, Napoleão e Guariba poderão inscrever os filhos no programa. A sede do município será contemplada posteriormente, conforme calendário das secretarias.
Para se inscrever no programa é necessário que a mãe ou responsável pela criança seja integrante do Cadastro Social Único (CADSU). No momento da inscrição é necessário apresentar originais e cópias da seguinte documentação: RG e CPF do responsável, comprovante de residência, além da certidão de nascimento e cartão de vacina da criança.
O público alvo do Cuidar são crianças de 0 a 3 anos e 11 meses e 29 dias, que vivem em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar. A expectativa é atender 10 mil crianças com a distribuição de latas de leite em pó enriquecido com todos os nutrientes necessários para garantir o bom desenvolvimento no período infantil.
“Vamos iniciar as inscrições nos municípios do interior, para que possamos beneficiar as crianças de todo o Estado e, através do Cuidar, melhorar a qualidade de vida e proporcionar o crescimento saudável das nossas crianças”, disse a disse a secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento, Shéridan de Anchieta.
O Cuidar atende as orientações do Ministério da Saúde sobre o aleitamento materno exclusivo, em que a criança se alimenta apenas do leite da mãe, considerado completo e com todos os nutrientes e sais minerais necessários para o bom desenvolvimento até os seis meses de vida.
O benefício será concedido a crianças desde o nascimento, somente em casos de morte materna ou filhos de mães com diagnóstico de vírus HIV. Neste caso, serão disponibilizadas, oito latas de leite até os seis meses de vida. Após esse período as crianças recebem 4 latas de leite mensalmente.
Ações – Além das inscrições no programa Cuidar, a equipe do Governo do Estado entregará aos moradores das comunidades indígenas de Normandia, redes, brinquedos e camisas, que foram doadas pela Receita Federal.