00:00:00

Cateterismo e angioplastia

Quase 30 pacientes fazem procedimento no CDI.


Pacientes entram em mutirão
 
Mais um mutirão de cateterismo do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) inicia nesta quinta-feira, feriado de Corpus Christi, dia 30. Serão 28 pacientes, sendo 25 para cateterismo e três angioplastias. Os procedimentos terminam no domingo, dia 02 de junho.
No primeiro dia, os atendimentos iniciam a partir das 13h. Os demais dias, sempre às 7h. Aproximadamente nove pacientes passarão pelo exame cardíaco a cada dia. Dessa vez, a maioria dos pacientes é acima de 50 anos de idade. “Mas, no mutirão anterior, tínhamos bastantes jovens submetidos ao exame. Ou seja, problemas de coração atinge também a juventude”, frisou Gardênia Lima, administradora do CDI.
 
Desde a semana passada a parte da logística, como a alimentação, ambulância, aparato médico e cirúrgico foram preparados pela equipe da unidade, além da marcação do dia e hora dos pacientes via telefone. “Todo mutirão começa ser organizado 15 dias antes da realização”, confirmou a administradora.
 
Gardênia frisou que a unidade prima pela segurança aos pacientes e limpeza, com a esterilização dos produtos e instrumentos utilizados nos exames. “Todos os dias são enviados à lavanderia as roupas contaminadas. E por último as roupas lavadas e os instrumentos cirúrgicos passam pela autoclave”, garantiu.
 
A administradora lembrou que os mutirões acontecem há bastante tempo e estão contribuindo para não haver demanda reprimida no estado. Os médicos responsáveis da ação são os cardiologistas Marcelo Nakashima, de Roraima, e Luís Carlos Matos, do Distrito Federal.
 
PROCEDIMENTO
 
Para um cateterismo, o exame dura em média, de 20 a 30 minutos, porém a pessoa permanece no mínimo quatro horas em observação e depois é liberada para casa. Vale salientar que, se for detectada alguma obstrução nas artérias do paciente durante o exame, ele imediatamente será submetido a uma angioplastia no dia seguinte, para desobstrução da artéria.
 
Os três pacientes que passarão por angioplastias podem demorar cerca de 50 minutos para serem examinados. A pessoa fica em repouso por 24h no HGR, e não havendo complicação, é liberada. Dentro de 20 dias, ela já pode ter uma rotina normal.

Últimas Postagens