A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional em conjunto com a Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia, realizará nesta terça-feira, dia 28, às 14h00, no Anexo II, Plenário 03, Audiência Pública para conhecer as providências que estão sendo tomadas pelo Ministério das Relações Exteriores a respeito das denúncias relativas à prática de assaltos e extorsões por parte de membros da Guarda Nacional da e do Exército da Venezuela contra turistas nas estradas venezuelanas.
O Requerimento partiu dos deputados federais Francisco Praciano(PT/AM) e Janete Rocha Pietá(PT/SP), subescrito pelos deputados federais Urzeni Rocha(PSDB/RR) e Raul Lima(PSD/RR), titulares da Comissão, que diante das informações do tratamento concedido aos brasileiros em viagem à Venezuela, querem conhecer as providências já tomadas pelo Ministério de Relações Exteriores, sobre as inúmeras denúncias de maus tratos, extorsões, assaltos e sobre a morte do empresário Ernandes da Silva Gomes, o Dinho, em fevereiro deste ano.
Participarão da Audiência o deputado estadual Chico Guerra, presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, representantes da Assembleia Legislativa do Amazonas e Ministério das Relações Exteriores. Os oito Deputados Federais e os três Senadores de Roraima, foram convidados pela Assessoria da ALE-RR, para participar da Audiência Pública.
Para Chico Guerra essa discussão é pertinente e merece do Ministério das Relações Exteriores uma participação mais firme às autoridades Venezuelanas, onde eles possam melhorar o tratamento aos brasileiros, que buscam país para passar férias ou feriados prolongados. “Esperamos que haja um entendimento o mais rápido possível sobre essa situação de insegurança que passam os roraimenses e amazonenses”, afirmou.