00:00:00

Peso saudável

Empresas podem cadastrar funcionários no programa.


 
Programa controla peso 
           
Empresários de Roraima interessados em contribuir com a qualidade de vida dos funcionários já podem aderir ao Programa Peso Saudável, que tem objetivo de prevenir o ganho de peso corporal entre trabalhadores adultos. O cadastro pode ser feito no site do Ministério da Saúde (www.saude.gov.br). Se necessário, as empresas podem procurar a gerência do Núcleo de Ações Programáticas de Alimentação e Nutrição, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).
 
Equipe da Sesau pretende visitar algumas empresas, como as do Sistema S (Sebrae, Sesi, Sesc, Senai, Senac) para orientá-las e incentivá-las a aderir ao Peso Saudável. De acordo com a gerente do Núcleo de Ações Programáticas de Alimentação e Nutrição, Maria do Livramento Rêgo, estuda-se a possibilidade de cadastrar os servidores da Sesau.
 
O Estado pretende incentivar a adoção de uma rotina de auto monitoramento do peso, estimular a adoção de práticas alimentares mais saudáveis e estimular a prática de atividade física. A intervenção tem duração de 12 meses. Para participar, a pessoa deverá se pesar antes do cadastro.
 
O monitoramento do peso do trabalhador participante será feito mensalmente. Para isso, ele terá de inserir no sistema do programa os dados pessoais com informações referentes ao peso e altura. Após o preenchimento do questionário, o trabalhador receberá um email de confirmação do programa e mensagens nutricional da pessoa com orientações de alimentação saudável e atividade física.
 
O controle do peso será mensal. Os participantes vão receber mensagens para que informem o peso; na mensagem será enviado o link de acesso rápido para o registro de peso no sistema. Além disso, a pessoa utilizará o cartão do usuário para fazer o próprio registro de peso. Por isso, o ideal é que sejam instaladas balanças calibradas no local de trabalho para facilitar a pesagem dos trabalhadores.
 
Segundo Maria do Livramento, para avaliação do estado nutricional dos indivíduos cadastrados no programa, será utilizado o índice de massa corporal (IMC). O IMC é calculado dividindo o peso (kg) pela altura ao quadrado (m²).

Últimas Postagens