Modernidade nos produtos
Inovação e modernidade é o que o público encontra na FEIND 2013 - Feira da Indústria, promovida pela Federação das Indústrias de Roraima, com patrocínio da Confederação Nacional das Indústrias – CNI, Banco da Amazônia, SESI, SENAI, SEBRAE e apoio do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Governo do Estado.
São 50 indústrias participantes, além de instituições públicas, financeiras e empresas que estão na praça de alimentação fornecendo comidas e bebidas genuinamente roraimenses. Novas empresas de variados segmentos apresentam muitas novidades no evento.
Nilva Torres é a proprietária da Doce Mania, empresa especializada em sobremesas geladas. Com apenas um mês de criação, ela conta que não esperava o sucesso. “Faço as sobremesas porque gosto e sempre reúno os amigos em casa para degustar, então alguns começaram a me encorajar a abrir o negócio. A visibilidade na Feira tem sido muito boa, com certeza isso é importante para o sucesso do meu negócio.
As sobremesas geladas podem ser feitas por encomenda e em porções individuais para venda. Incluem sabores como abacaxi, damasco, maracujá e o regional cupuaçu.
Outra empresa que alavancou as vendas com a Feira foi a Amazônia Legal, especializada em móveis escolares. O proprietário da empresa Carlos Filho disse que só tem a agradecer à Feind. “Na primeira edição da feira trouxe a minha empresa com um novo formato e a aceitação do público foi muito boa, tanto que hoje forneço os produtos para fora do Estado”, concluiu.
O arquiteto Renato Franco também decidiu trazer novidades do seu empreendimento Renato Franco design para a FEIND. As máquinas router e termolaminadora, realizam um trabalho de design variados em portas para todos os ambientes. “Nós optamos em mostrar essa novidade na Feind, oriunda da busca por novas tendências de mercado e decoração, o que tem agradado a todos os gostos”, finalizou.
A feira segue até hoje sábado, (25) com apresentações culturais, programação de palestras, exposição nos stands, além de culinária na praça de alimentação.
Guia de Relações Trabalhistas
Se na primeira noite da FEIND 2013, mais de seis mil pessoas passaram pelo palácio Latife Salomão, a programação da segunda noite atraiu um número ainda maior de visitantes. Foram 12 mil visitantes, que viram de perto, o que mais de 50 empresas genuinamente roraimenses, produzem de melhor.
Na passarela da moda, foram apresentadas coleções de uniformes escolares e trajes folclóricos, já visando o público das festas juninas. Atualmente, as empresas filiadas ao Sindicato da Indústria da Confecção do Estado de Roraima (SINDICONF) respondem por grande parte do que é consumido por esses mercados, com produtos de qualidade e preços competitivos.
Pelo palco cultural, passaram os instrumentistas Pedro Linke e Renato Costa, a professora de dança de salão, Adrilane Silva, Beto do Cavaco e Joemir Guimarães.
A programação voltada à capacitação empresarial, teve como destaques, o I Seminário de Inovação da FEIND, com Andréia Thamayose e Haroldo de Sá Medeiros e a palestra "Lei do Aprendiz", com o professor da faculdade Cathedral, Jaques Sontag.
Mas o ponto alto da noite foi o lançamento do Guia de Relações Trabalhistas e Responsabilidade Social para a Indústria de Roraima. A solenidade contou com a presença do Presidente da FIER, empresário Rivaldo Neves, da superintendente, Almecir de Freitas Câmara, membros da diretoria da instituição e dos Sindicatos Patronais.
O coordenador da unidade de Responsabilidade Social Empresarial do SESI, Jefferson Haron, destacou a importância do guia, como uma ferramenta para facilitar a gestão dos empresários e gestores de Recursos Humanos.
"É um guia simplificado e que contém tudo o que o empresário precisa saber sobre a relação com seu trabalhador. É uma publicação que nasceu do trabalho dos membros do Conselho Temático de Relações Trabalhistas e Responsabilidade Social da FIER, que vem contribuir ainda mais, para a gestão das empresas industriais e seu desenvolvimento", finalizou.