00:00:00

Olhos

35 crianças estão com baixa visão


 

 
 
Em busca de melhorar a oferta do atendimento e proporcionar cada vez mais a inclusão educacional, a Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED), irá implantar em Roraima um Centro de Reabilitação de Baixa Visão. O Centro vai funcionar na estrutura do Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP/DV). No momento o projeto se encontra na fase de aquisição de equipamentos.
 
A intenção da nova unidade será reabilitar pessoas, especialmente os alunos da rede pública portadores de Baixa Visão que realizarem cirurgias para corrigir a visão. Dois professores do CAP-DV já estão aptos a prestar o atendimento, pois passaram por capacitações e treinamentos na Fundação Altino Ventura, em Recife (PE). 
 
O atendimento de reabilitação será feito mediante estimulação visual, como explica o professor Wellington Alves, que junto com a professora Walderlanea Sá, participou da capacitação na Fundação Altino Ventura. 
“Para estimular o resíduo de visão após o procedimento cirúrgico, serão utilizados jogos adaptados com contraste, luz, brilho, lanternas, tabelas, cores de alto contraste e também material adaptado. Vale destacar que este Centro será uma inovação para Roraima, pois o Estado não contava com este serviço”, reforçou Wellington Alves. 
 
Ele informou ainda que já foram detectadas no Estado, entre Capital e interior, 35 crianças com necessidade de atendimento. Além dos alunos da rede de ensino, o Centro também irá atender os usuários do Viva Comunidade, da Secretaria Estadual de Promoção Humana e Desenvolvimento (SPHD).
 
O Centro de Reabilitação irá funcionar inicialmente com quatro oftalmologistas, os quais realizarão um trabalho voluntário e dois pedagogos com Especialidade em Deficiência Visual. Além do atendimento pós-cirurgia, a intenção da SEED é viabilizar no futuro, as próprias cirurgias de Baixa Visão para os alunos da rede pública.
“Estamos em uma negociação avançada com os representantes da Fundação Altino Ventura no intuito de firmarmos uma parceria para que os médicos da Fundação venham ao Estado para realizar cirurgias em nossos alunos Baixa Visão, beneficiando tanto os estudantes da Capital, quanto interior e indígenas”, destacou Lenir Rodrigues, secretária de Educação e Desportos. 
 
WORKSHOP
 
Os médicos da Fundação Altino Ventura estão em Roraima realizando treinamentos para médicos e professores da rede pública de ensino. Nesta quinta-feira (23) à noite ocorreu uma capacitação sobre patologias infantis direcionada para os médicos pediatras.
Já na manhã desta sexta-feira (24), ocorreu uma capacitação sobre Baixa Visão, voltada para os professores da rede pública. A equipe multiprofissional do CAP-DV também irá participar da ação. 
 
BAIXA VISÃO
 
Conhecida também como visão subnormal, a baixa visão é um comprometimento da função visual que impossibilita uma visão útil para os afazeres habituais, mesmo depois de tratamento e/ou correção dos erros refrativos comuns como uso de óculos, lentes de contato ou implante de lentes intra-oculares. A pessoa com baixa visão apresenta 20% ou menos da chamada visão normal. 

Últimas Postagens