Governo privilegia as micros
O secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Haroldo Amoras, anunciou nessa quinta-feira (23), na abertura da 2ª Feira da Indústria e do Comércio, que o Governo do Estado estabeleceu, por meio de Decreto, um regime diferenciado de compras governamentais, que dá prioridade às micro e pequenas empresas nas contratações públicas no âmbito da administração pública estadual.
Representando o governador José de Anchieta na solenidade de abertura do evento, que prossegue até sábado (25), no Palácio Latiffe Salomão, Haroldo Amoras falou sobre a competitividade do Brasil e sua capacidade de produtividade e desempenho frente a outros países.
Ele frisou que o Governo de Roraima, por meio das secretarias de Estado, estabelece um regime de cooperação com as entidades que fomentam o desenvolvimento econômico. “Agradecemos ao evento promovido pela Federação das Indústrias de Roraima. Formamos um grupo de trabalho com técnicos do governo, da FIER e com parceiros como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas para construir o Plano de Desenvolvimento Industrial”, disse.
Outro anúncio feito pelo secretário trata da criação de uma Portaria-Conduta com a simplificação dos procedimentos na emissão de títulos definitivos das empresas estabelecidas no Distrito Industrial. O objetivo é limitar em no máximo 45 dias a emissão desses títulos. Cairá também para 45 dias a emissão do Licenciamento Ambiental
Agora, as empresas localizadas no Distrito Industrial já podem contar com maior celeridade na emissão das licenças ambientais. O prefeito de Boa Vista em exercício, Marcelo Moreira, disse que, nos primeiros meses de trabalho, foram concedidos licenciamentos ambientais para todas as unidades instaladas no Distrito Industrial.
Segundo ele, há um termo de cooperação técnica entre o Governo de Roraima e Prefeitura de Boa Vista para estudar a viabilidade de um modelo simplificado de licenciamento ambiental para as empresas industriais, diminuindo a burocracia e o tempo de emissão das licenças.
FEIND- A Feira da Indústria ocorre de 23 a 25 de maio, no Palácio Latiffe Salomão, e é uma realização da Federação das Indústrias de Roraima (FIER), em parceria com a Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Governo do Estado de Roraima, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia e Sebrae.
Cerca de 50 indústrias participam do evento, além de instituições públicas, financeiras e empresas. Há também uma praça de alimentação fornecendo comidas e bebidas genuinamente roraimenses, com espaço para shows com artistas locais e convidados, além de uma programação de palestras com profissionais de renome nacional.