00:00:00

Banco de leite

Estoque atende apenas bebês da UTI Neonatal.


 

Leite materno sem estoque 
 
Na semana que marca o Dia Mundial de Doação de Leite Humano, 19 de maio, o Banco de Leite Humano (BLH), do Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora Nazareth (HMINSN) precisa que as doações sejam intensificadas e convida às mães a doarem. Hoje o estoque está baixo. A unidade, hoje, conta com 30 mães doadoras, sendo que há dois meses as doações eram além do quantitativo atual.
 
O consumo semanal na UTI Neonatal é em média 30 litros, dependendo do fluxo de internações na UTI Neonatal. Houve uma diminuição de mães doadoras, em contrapartida, os bebês prematuros chegam diariamente. “Estamos com um estoque pequeno. A reserva que a unidade possui está quase no fim, sem isso poderemos ficar sem leite”, alertou Rosa Leal, coordenadora do BLH.
 
O BLH está com apenas dez mães internas que retiram leite para dar ao seu filho, e que doam para outro recém-nascido.  Já as externas, são 20 mães doadoras que regulamente armazenam e entregam o leite congelado.
Segundo Rosa Leal, a dificuldade do setor é a captação de doadoras e de parceiros voluntários para ajudarem no incentivo à amamentação. “Quanto mais retira leite da mama, mais estimula a produção e, sobretudo, evita empedramento, dores musculares e febre na mãe”, explicou.
 
Rosa lembrou que um ganho positivo foi à aquisição do carro doado pela Secretaria de Estado da saúde (Sesau). As doadoras externas não precisam se deslocar até a unidade. “Vamos diariamente às casas das doadoras cadastradas buscarem o leite. Além do acompanhamento ao bebê e seu desenvolvimento, pois o leite estimula o 
 
Embora a “era” da informação esteja na vida de todo mundo, Rosa acredita que muitas mães desconhecem a iniciativa da doação, outras de forma errada dizem ter medo de faltar leite do filho. “Lembramos que é doado apenas o excesso de leite. A prioridade é o filho da mãe. A doação de uma única mulher alimenta vários bebês, pois o prematuro se alimenta com bem pouquinho, o que justifica a coleta a partir de uma quantidade mínima de 100 mililitros”, esclareceu a coordenadora.
Mais orientações podem ser adquiridas no próprio Banco de Leite Humano no horário comercial. O telefone para informações é (95) 4009-4909.
 
ORIENTAÇÃO
 
As mães precisam seguir alguns passos na hora do leite for retirado para ser colocado no congelador. O leite deve ser retirado após o bebê mamar ou quando as mamas estiverem cheias. Ao retirar o leite, é importante seguir algumas recomendações: Escolha um lugar limpo, tranquilo e longe de animais; Prenda e cubra os cabelos com uma touca ou lenço; Evite conversar durante a retirada do leite ou utilize uma máscara ou fralda cobrindo o nariz e a boca; Lave as mãos e antebraços com água e sabão e seque em uma toalha limpa.

Últimas Postagens