Pontes em recuperação
A força tarefa do governo do Estado para reconstruir as pontes de madeiras em diversas estradas do interior de Roraima está com o serviço avançado na Rodovia Estadual 203, que dá acesso a serra do Tepequém em Amajari.
Nos últimos dias duas pontes foram totalmente recuperadas com recursos próprios do governo do Estado. A primeira ponte recuperada foi no Igarapé Arurai, com 45 metros de extensão.
Na próxima sexta-feira (24), a ponte sobre o Igarapé Paraíso com extensão de 30 metros, que havia sido queimada em um protesto dos moradores da região, será entregue a população que poderá trafegar sem enfrentar dificuldades para cruzar o igarapé.
O serviço será estendido também à ponte sobre o Igarapé do Paiva, a maior da região com 80 metros de extensão. Esta ponte está localizada na serra do Tepequém, a 500 metros da vila. A ponte será totalmente reconstruída. O serviço irá iniciar no dia 03 de junho com previsão de conclusão em 18 dias.
O diretor do Departamento de Infraestrutura de Transportes (DEIT) da Secretaria de Infraestrutura (SEINF), Edilson Lima, disse que a obra terá que ser feita com a colaboração dos moradores da região e dos turistas que freqüentam a localidade, haja vista, que no igarapé do Paiva não tem como fazer um desvio para a passagem de veículos e para chegar à vila será preciso fazer a baldeação.
“Como o Tepequém é uma região turística pedimos a colaboração da população e mais ainda das pessoas que viajam para fazer turismo para que elas evitem se deslocar até a vila no período em que a ponte estiver sendo reformada para evitar transtornos”, esclareceu.
O trabalho de recuperação na ponte sobre o igarapé do Paiva será executado em caráter de urgência. A empresa responsável pela obra contratou 1o trabalhadores para acelerar os serviços e entregar a obra dentro do prazo previsto para diminuir os transtornos aos moradores e a quem visita a vila do Tepequém.
SERRA DOURADA
Na semana passada o governo do Estado iniciou os trabalhos de reconstrução da ponte sobre o rio Anauá que dá acesso a vila de Serra Dourada em Caracaraí. As fortes chuvas na região aumentaram a correnteza do rio, o que ocasionou o desabamento da ponte.
Uma empresa contratada pelo governo do Estado já está com trabalho de reconstrução da ponte em andamento e uma equipe do Corpo de Bombeiros permanece na região com embarcações e equipamentos de segurança para fazer a baldeação entre um lado e outro da estrada.
“O governo do Estado dará todo o suporte e apoio necessários para que os produtores e moradores daquela comunidade não sejam prejudicados, tanto no escoamento da produção, quanto no transporte dos filhos que freqüentam as escolas da região”, concluiu Edilson Lima.
2 MIL METROS RECONSTRUIDOS
Dados da Secretaria de Infraestrutura mostram que desde 2012 o governo do Estado reconstruiu 2 km de pontes de madeiras em todo o Estado. A malha viária de Roraima tem mais de 8 mil quilômetros de estradas vicinais e centenas de pequenas, médias e grandes pontes de madeiras.