Equoterapia tem 137 pacientes
No próximo dia 30 de maio, o Centro Estadual de Equoterapia (CEEQUO) Thiago Vidal Magalhães Pinheiro, irá comemorar dez anos de atividades com uma extensa programação a partir das 9h. O centro fica localizado na BR-174, no Parque de Exposições Dandãezinho, na região de Monte Cristo.
Na programação de comemoração do aniversário, haverá apresentações circenses, sorteio de brindes, entrega do certificado “Amigo da Equoterapia”, lanche com distribuição de pipoca, picolé, bolo além de um almoço.
O Centro atende hoje 137 pessoas. A inclusão social, readaptação, reeducação postural e a elevação da autoestima são alguns dos benefícios alcançados com a prática das atividades no Centro.
Luciano Arruda é pai de Gabriel de 17 anos e Rafael de 19. Os dois são portadores de Síndrome de Down e freqüentam o Centro desde a sua implantação. “A Equoterapia tem uma importância fundamental na minha vida e também na vida de meus filhos”, destacou Luciano.
A Equoterapia, é método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência ou com necessidades especiais.
O tratamento é indicado para pacientes com necessidades especiais causadas por paralisia cerebral, acidente vascular encefálico, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, Síndrome de Down, dificuldade da aprendizagem ou linguagem, esclerose múltipla, disfunção na integração social, traumatismo cranioencefálico, problemas psicológicos, dentre outros.
O CENTRO
O Centro pertence à estrutura da Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED) mas funciona mediante parceria com outras secretarias, entre elas a Secretaria de Promoção Humana de Desenvolvimento (SPHD). A Polícia Militar de Roraima é responsável pela logística, alimentação e cuidados com os cavalos, deixando-os aptos para o trabalho realizado no Centro.
A Secretaria Estadual de Saúde (SESAU) participa com os profissionais da área de saúde e a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) com o espaço e a estrutura local. A SEED fica responsável pelos profissionais da área de educação e funcionamento geral do Centro.
Recentemente o Centro teve seu Regimento Interno e o Projeto Político Pedagógico (PPP) aprovados pelo Conselho Estadual de Educação (CEE). O PPP e o Regimento Interno norteiam todas as ações da unidade.
“O centro é uma instituição jovem, que está cada vez mais consolidando suas atividades. Buscamos oferecer sempre o melhor aos praticantes”, destacou o Sargento De La Roque, diretor do CEEQUO.
ATENDIMENTO
Nos últimos dois anos foram cerca de 65 novos praticantes matriculados. O Centro possui em seu quadro, uma equipe multiprofissional formada por trinta pessoas, sendo fisioterapeutas, fonoaudiólogos, equitadores, educadores físicos, pedagogos, psicólogos, professores, instrutores de equitação e auxiliar-guia além de 20 servidores administrativos.
A unidade conta com seis cavalos para desenvolver as suas atividades. Os praticantes participam de trinta minutos de atividade no picadeiro, uma vez por semana. Ao final do treinamento, todos os praticantes recebem um lanche reforçado preparado com orientação de nutricionistas. Os praticantes também possuem a sua disposição, uma sala de recreação com jogos e atividades lúdicas.