Os analistas da Divisão de Educação Ambiental da Femarh (Fundação Estadual do meio Ambiente e Recursos Hídricos) estiveram ontem, dia 21, no município de Cantá a fim de apresentar a metodologia para a realização da 1° Conferência Minicipal do Meio Ambiente, que nesta edição comtempla quatro eixos temáticos: a produção e o consumo sustentável, redução de impactos ambientais, geração de emprego, trabalho, renda e educação ambiental. Ao final, em Cantá, a realização da conferência ficou agendada para o dia 13 de junho de 2013.
O chefe da Divisão de Educação Ambiental, Délio Tupinambá, informou que a metodologia foi apresentada ao secretário de meio Ambiente do município, José Carlos Pereira dos Santos, aos vereadores e organizações de agricultores, pescadores e indígenas. O método consiste na construção de propostas dentro dos quatro eixos, e, em cada um deles o grupo de trabalho poderá apresentar vinte proposições.
Ao retornar a plenária com as propostas consolidadas os integrantes dos grupos de trabalho receberão 10 adesivos coloridos que serão utilizados no momento da votação das propostas na plenária.
A proposição do Governo Federal gira em torno da Política nacional de Resíduos Sólidos que envolve a união, os estado, municípios, setor produtivo, sociedade civil em busca de soluções para os graves problemas causados pela gestão inadequada dos resíduos sólidos, quem compromete a qualidade de vida dos brasileiros.
Este plano tem ligação com outras políticas do governo Federal como o Plano Nacional de Mudanças Climáticas, o de Recursos Hídricos, de saneamento básico e de produção e consumo sustentável.