Prioridade contras ilícitos
O secretário de Segurança Pública, Francisco Sá Cavalcante, recebeu no final da manhã desta quarta-feira, 22, a comitiva da ministra da Coordenação-Geral de Combate aos Ilícitos Transnacionais (COCIT), Márcia Loureiro.
Eles conversaram sobre a pauta a ser tratada durante a III Reunião da Comissão Conjunta Brasil-Guiana de Cooperação Policial e Combate às Drogas, que vai acontecer em Boa Vista, nos dias 23 e 24.
A comitiva da ministra Márcia Loureiro estava formada pela ministra conselheira da Guiana do Brasil em Georgetown, Sabine Nadja Popoff, do Secretário do COCIT, Pedro Fontoura e do vice-cônsul do Brasil em Lethen, Theotonio Santa Cruz Oliveira.
A ministra Márcia Loureiro destacou que a cooperação na área do enfrentamento dos ilícitos transnacionais é prioritária para o Brasil e, dentro dessa área, a colaboração com os países vizinhos adquire uma prioridade. Nesse contexto, segundo ela, está inserida a República Cooperativista da Guiana.
“Essa vai ser a terceira reunião desse mecanismo que é a comissão mista para tratar dos ilícitos transnacionais. Estamos muito gratos ao Governo de Roraima pela parceria, pelo apoio para assegurar o sucesso do evento. Estou otimista, pois vejo que poderemos identificar muitas áreas em que o potencial de colaboração é grande. Há muita convergência entre os interesses do lado brasileiro e guianense e uma real disponibilidade em cooperar, em encontrar soluções aos problemas comuns de enfrentamento às redes criminosas”, disse.
A ministra disse estar otimista com a pauta das discussões e que o encontro com o secretário Sá Cavalcante foi para passar em revista o que vai ser discutido.
“Da mesma forma que encontramos vários pontos de convergências com o lado guianense, identificamos muitas oportunidades de colaboração entre o governo Federal e Estadual. Penso que essa é a chave do sucesso. A parceria entre os distintos níveis de governo. O conhecimento local que o secretário nos transmitiu hoje nos será muito útil na condução dos trabalhos amanhã”, assegurou.