00:00:00

Vitamina A

Suplementos já estão disponíveis para os municípios.


 

Entrega na campanha do pólio 
 
Os cartazes e suplementos de vitamina A estão disponíveis para os municípios. Para adquiri-los, basta enviar a solicitação por e-mail para a gerência do Núcleo de Ações Programáticas de Alimentação e Nutrição da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). Para a população, os suplementos estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
 
Mais de cinco mil crianças tomaram o suplemento de vitamina A até a primeira quinzena de maio deste ano. A meta é aplicar mais de 51 mil doses até dezembro. Sendo 9.817 doses para as crianças de seis a 11 meses, e 42 mil para maiores de 12 meses e menores de 59 meses.
De acordo com a gerente do Núcleo de Ações Programáticas de Alimentação e Nutrição, Maria do Livramento Rêgo, é importante que os pais levem as crianças para tomar a vitamina, pois ela potencializa o pleno crescimento e desenvolvimento infantil. Além disso, protege a saúde dos olhos e reduz os riscos de diarreia e mortalidade infantil.
 
As crianças atendidas nas UBSs recebem os suplementos da seguinte forma: uma dose de 100 mil UI (Unidade Internacional) da vitamina antes dos seis meses de vida e após um ano de idade tomará uma dose de 200 mil UI a cada seis meses, até meses depois dos cinco anos. Por isso, a maior quantidade de vitaminas é de 200 UI. Além disso, hoje, as puérperas do Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN) recebem a vitamina antes de receber alta hospitalar.
 
Para o acompanhamento das doses, as informações são registradas no cartão de vacina da criança. No cartão, será feito o agendamento do retorno para a administração da dose seguinte. Por isso, é importante que os responsáveis levem o documento.
CAMPANHA
 
Durante a campanha de contra a poliomielite, as crianças receberão o suplemento de vitamina A. A campanha está prevista para junho, a data exata será divulgada pelo Ministério da Saúde (MS). O Estado pretende utilizar a ação para atingir o maior número de crianças possível.
Esta semana, a equipe do Núcleo de Alimentação e Nutrição vai se reunir com os profissionais do Programa Nacional de Imunização (PNI) para definirem as ações. A ideia é passar as orientações aos gestores municipais durante o planejamento das ações de imunização contra a pólio.
 
O programa “Vitamina A Mais” veio para reduzir e controlar a deficiência da vitamina A nas crianças. Desde 2009, apenas os municípios de Boa Vista e Uiramutã fornecem o suplemento. No ano passado, o Governo Federal expandiu o número de crianças beneficiadas aos demais municípios por meio do programa Brasil Carinhoso.

Últimas Postagens