00:00:00

Tributação

Começam oficinas da 1ª Semana do Contribuinte.


 

Técnicos discutem impostos
 
O segundo dia da 1ª Semana do Contribuinte, nesta terça-feira (21), foi marcado pelo início das oficinas temáticas, que são referentes aos principais questionamentos da sociedade em relação a serviços tributários e vão ocorrer até o dia 23, na Faculdade Cathedral, das 14h às 18h.  
 
O evento é promovido pela Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), em parceria com a Secretaria Municipal de Finanças (SMFI), Sindicato dos Fiscais de Tributos Estaduais (Sinfiter) e a Receita Federal e tem o objetivo de prestar esclarecimentos à população a respeito dos serviços tributários, o papel dos fiscos municipal, estadual e federal e também direcionar o cidadão aos órgãos competentes nos casos de regularização fiscal.
 
Serão abordadas nas oficinas questões como Certificação Digital, Área de Livre Comércio (ALC), Simples Nacional, Incentivos Fiscais, Nota e Escritura Fiscal, além de outros temas. Somente no primeiro dia de exposições, aproximadamente 60 pessoas, entre universitários, empresários, microempreendedores e cidadãos em geral, estavam inscritas nas oficinas.
 
“Todos os cidadãos se relacionam com os três fiscos. Então, essas informações que estamos trazendo às oficinas nada mais é que é uma linguagem fiscal, apresentadas de forma didática, de forma que a pessoa possa compreender e se ver inserida no processo”, afirma Ana Cláudia Freitas, fiscal de tributos da Sefaz e organizadora do evento.
 
Além das oficinas, a Semana do Contribuinte envolve atendimentos realizados na “Tenda do Contribuinte”, armada em frente à Sefaz, onde os cidadãos podem esclarecer suas dúvidas a respeito de tributação. Nos dois primeiros dias, foram realizados 60 atendimentos e a previsão é de que, até o dia 24, mais de 500 pessoas sejam atendidas.
 
A comunidade universitária conta com vários representantes no evento. O estudante de Administração Rhadann Campos Lima participa das oficinas e aprovou os conteúdos apresentados. Segundo ele, a apresentação dos temas é importante para esclarecer a população a respeito da educação fiscal e da carga tributária do País.
 
“Acho importante, como cidadão, saber para onde vai nosso dinheiro, que é arrecadado em forma de tributos. Sabemos, conforme nos foi apresentado em sala de aula, que há a estimativa de que trabalhamos os três primeiros meses do ano só para pagar tributos. A sociedade em geral deveria ter interesse maior a respeito do tema”.
 
O encerramento do evento será no dia 24, com uma mesa redonda para debates a respeito do papel do fisco, da função social dos tributos, da transparência pública e do controle social. A mesa redonda será no auditório do Palácio da Cultura, das 14h às 18h, tendo como mediadora a fiscal de tributos Palmira Leão.
 
As inscrições para as oficinas ainda estão abertas e podem ser feitas através do site www.sesconrr.org.br. 

Últimas Postagens