A Seção Sindical dos Docentes da UFRR (SESDUF-RR) irá participar da Jornada de Lutas das Instituições de Ensino Superior (Ifes). A Jornada será realizada entre os dias 20 a 24 de maio e contará com a participação das Seções Sindicais de país. Em Roraima, os docentes vão promover uma Assembleia Geral, Audiência Pública e uma paralisação.
O presidente da SESDUF, Edison Oyama, explica que a Jornada tem a intenção de mobilizar os docentes das Ifes para continuar a luta por melhores condições de trabalho e reestruturação da carreira. “Com a Jornada queremos mostrar que a categoria continua a reivindicação pela recomposição salarial e luta contra a precarização das condições de trabalho na Universidade”, destacou.
As reivindicações da categoria serão discutidas em uma Assembleia Geral, na quarta-feira (22), à partir das 9 horas, no auditório do PRONAT, na Universidade federal de Roraima. “Vamos deliberar sobre vários pontos da pauta de reivindicações dos docentes. O sindicato quer fortalecer ainda mais o movimento de luta, propondo ideias que possam ajudar na garantia dos direitos da categoria”, ressaltou Edson.
PARALISAÇÃO - Ainda no dia 22, os docentes da UFRR vão paralisar as atividades. A categoria vai se reunir na Praça do Centro Cívico, a partir das 11 horas para protestar. “Nossa intenção é mostrar a sociedade que os docentes enfrentam uma realidade difícil dentro da universidade, que precisa ser mudada para não interferir na qualidade no ensino da instituição”, argumentou Oyama.
RESTAURANTE POPULAR - A SESDUF também vai promover uma Audiência Pública para discutir com a comunidade academia e autoridades sobre o Restaurante Universitário (RU), que está fechado desde o mês de março. “A UFRR é a única Instituição de ensino superior no país que possui um Restaurante Universitário no modelo self-service. Queremos discutir a proposta de ser implantado o modelo bandejão, com um preço mais acessível aos estudantes”, alegou o sindicalista.