Em 2013 o local escolhido para a realização da 20ª edição do grande mutirão da cidadania foi a Vila Félix Pinto no município do Cantá, localizada na BR 432, a 110 km de Boa Vista, onde mora 80% da população rural do município.
O SESI e mais 23 parceiros, entre eles, o Exército Brasileiro, e cinco empresas industriais, Sabão Glória, Madeireira L S Santos, Publicorlor, Correios e a Companhia Energética de Roraima – CERR ofereceram atendimentos médicos e odontológicos, atividades educativas e informativas como palestras e cursos, orientações jurídicas, emissão de documentos como CPF, RG, certidão de nascimento, carteira de estudante e cartão do SUS, certidão de dispensa do serviço militar além de atividades recreativas e culturais.
A superintendente do SESI – RR Almecir Câmara, falou sobre a proposta do evento, “Fizemos um diagnóstico prévio do Cantá e identificamos que a ação deveria ser feita na vila de Félix Pinto para congregar o maior número possível de pessoas. E graças aos parceiros, a população pôde se beneficiar dos serviços de saúde e cidadania".
Os atendimentos iniciaram as 8 horas da manhã, foram realizados até as cinco da tarde, na escola Estadual Professora Genira de Brito Rodrigues, no posto de saúde da Vila Felix Pinto, e nas unidades móveis do SESI, de saúde e odontologia.
Mulheres - Neste ano o Ação Global teve o tema “Mulher” e para esse público foram oferecidos serviços específicos como consultas ginecológicas e exames preventivos do colo do útero, das mamas e ultrassom. Das 4.077 pessoas atendidas nesta edição, quase duas mil foram mulheres. Giovana Brito Rocha, 62 foi uma das beneficiadas, ela mora a 60 km da Vila Félix Pinto, não perdeu a oportunidade e foi realizar seu segundo exame preventivo do colo do útero e o das mamas, que ela não fazia há mais de 3 anos “Eu aproveitei para ir nas consultas que são mais difíceis aqui no município. Eu não sabia fazer o exame da mama da forma correta, e a médica me orientou como deve ser feito.
O Ação Global é muito bom, por que oferece a chance de nós recebermos vários atendimentos”, disse. Gedeilde Pereira Baima, 40, moradora da Vila Félix Pinto, também foi atendida no Ação Global, e agradeceu pelos serviços, “O atendimento de saúde aqui na Vila é precário, e eu gostei do evento por que ele atende todas as nossas necessidades. Agora eu vou fazer meu exame preventivo, mas eu já fiz meu exame das mamas, já me consultei com oftalmologista, já passei pela palestra de higiene bucal, e ainda vou tirar fotos 3x4, e tudo isso sem precisar ir à Boa Vista, seria bom se tivesse mais vezes”.
Rayra da Costa Moura, 20, também é moradora da vila, grávida de 8 meses, ela aproveitou para realizar o exame de ultrassom, “Aqui na Félix Pinto, não tem como eu fazer a ultrassom, por isso eu não perdi a oportunidade. Por que é muita coisa que tenho pra resolver, e as vezes não tenho condição de ir à Boa Vista. Então o que eu posso fazer, estou fazendo aqui no Ação Global”.
A Liga Roraimense de combate ao câncer foi uma das parceiras do evento, prestando os serviços exclusivos do púbico feminino, a presidente da Liga, doutora Magnólia Rocha, considerou o Ação Global como um serviço de grande relevância para a população, em especial, quando é levada para comunidades do interior do estado, que tem um acesso bem mais difícil aos serviços essenciais, “Nós achamos fundamental essa a mobilização de todo esse acervo de atividades, facilitando o atendimento, principalmente nos serviços de saúde. Por que o que nós observamos no dia-a-dia, é que as pessoas têm muita dificuldade de acesso. Então eu acho a iniciativa do SESI de estar buscando levar os atendimentos para as comunidades mais carentes do estado, muito louvável” disse.
Números de atendimentos – Em 2013 o SESI contou com parcerias dos mais diversos ramos de atividades, que ajudaram a prestar os serviços que a comunidade mais ansiava como os de saúde, que totalizaram 4.101, com destaque para os oftalmológicos (300) e odontológicos (284). O serviço de pediatria registrou 161 atendimentos, três deles foram realizados em Wesleane, Welisvan e Ana Vitória, de 9, 4 e 2 anos de idade respectivamente, filhos de Valdenor Alves Lima, 39, e Marinalva Rodrigues de Lima, 26, eles moram no km 69, na vicinal 2 do projeto de assentamento Arco Íris, à 85 km da Vila Félix Pinto, eles foram em uma única motocicleta para o local onde aconteceu o Ação Global, o pai das crianças diz que não podia deixar passar a chance de receber os atendimentos, devido a localização e dificuldades para locomoção, “Aqui é mais perto de onde nós moramos, e também tem o problema do transporte pra poder ir até Boa Vista com a família toda, e aqui vou consultar meus filhos, e se der tempo também vou procurar atendimento oftalmológico pra mim e pra minha esposa”.
Ainda na área da saúde 260 pessoas foram vacinadas contra Influenza, Tetano, Febre Amarela e Hepatite B, 516 pessoas participaram de palestras, orientações preventivas e ações sobre Hábitos de Higiene, incluindo aplicação de flúor. Os serviços de lazer (2.433) foram muito procurados durante todo o dia, pelas crianças, jovens e adolescentes, que aproveitavam enquanto os pais estavam em outros atendimentos, para participar de atividades recreativas (1.808) como desenho e pintura, maquiagem artísticas, ping-pong, pebolin e cama elástica, e atividades culturais (625)no palco do caminhão SESI em movimento. Outro serviço muito utilizado durante o dia, foi o de corte de cabelo (108), enquanto aguardavam atendimentos, pais e filhos podiam cuidar um pouco da beleza.
Os serviços de cidadania, também foram muito usados, ao todo 555, com destaque para a emissão de carteira de identidade (105) e CPF (98), além de documentos como carteira de estudante, Certificação de desobrigação de Incorporação e de Desobrigado do serviço Militar, que jutos somaram 202 atendimentos. O Delegado do Serviço Militar de Roraima, Tenente Sedecias, se mostrou satisfeito com os resultados alcançados durante o evento, “Faço uma avaliação muito boa da nossa atividade aqui, tanto pela palestra que realizamos para os jovens que pretendem ingressar no serviço militar, quanto pelos atendimentos àquelas pessoas que vieram tirar suas dúvidas e regularizar sua situação junto ao Exercito”.
Voluntários - Uma das grandes características do Ação Global, é o serviço voluntário, tanto que nesse ano, foram 292 pessoas trabalhando dessa forma, 116 colaboradores do SESI, 88 do Exército Brasileiro e o restante, das demais empresas parceiras. O exercito prestou apoio tanto na área de logística e estrutura, quanto na área de atendimentos médicos e de cidadania, o Comandante da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, General José Luiz Jaborandy, falou da satisfação em ser parceiro do evento, “É uma parceria que nós fazemos questão de ter todos os anos, por que é uma atividade que nós julgamos importante par a sociedade, principalmente para as pessoas mais carentes, como é o caso da comunidade local. Estamos satisfeito em estar colaborando, e sempre que formos solicitados, poderão contar conosco”. A CERR também compareceu ao evento, e levou atendimentos como a ouvidoria para o servidor “Vir até as comunidades, nos aproxima do nosso consumidor, isso é importante por que nós podemos saber as necessidades dos nossos cliente e oferecer melhores serviços, essa possibilidade que o Ação Global, oferece de nos podermos ter um contato mais pessoal com nossos clientes, e muito importante, e nos permite trabalhar o lado social da empresa, declarou Aerton Batista de Araújo, Ouvidor Substituto da CERR.
Neste ano, o SESI registrou 8. 144 atendimentos, um resultado que atendeu as expectativas, “Os números mostram que nós conseguimos atender uma boa parte das pessoas que moram nessa região, os serviços solicitados pela comunidade, foram realmente os mais procurados, comprovando o que mostrou nossa pesquisa de campo. E foi gratificante, não só poder prestar os serviços, mas, ver o agradecimento no rosto das pessoas, e essa satisfação nós devemos aos nossos parceiros e voluntários que nos ajudaram a realizar o Ação Global”, declarou Jefferson Haron, Coordenador da Área de Responsabilidade Social e Ambiental do SESI –RR.