Um estudo minucioso sobre as condições de criação de um novo município na região do Baixo Rio Branco foi defendido pelo deputado Joaquim Ruiz (PV), durante sessão plenária desta quinta-feira, 16. O relatório foi feito pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Gursen de Miranda, e um grupo de técnicos para levantar as principais questões que envolvem o assunto.
“Esta é a grande oportunidade para se criar o município do Baixo Rio Branco. É a única saída para o desenvolvimento econômico e social daquela região”, defendeu.
O estudo elaborado averiguou o potencial turístico da região, conforme explicou Ruiz na tribuna da ALE-RR. Com a priorização do turismo, o controle da biopirataria terá um controle mais eficaz, garantiu.
“Serão instalados no novo município órgãos estaduais e federais de controle e fiscalização. Será um avanço para quem vive naquela região”, finalizou.
Durante os apartes, os deputados Coronel Chagas (PRTB) e Remídio Monai (PR) também foram favoráveis à criação do município.