00:00:00

Cidadania

Projeto Cine Ale chega à escola Wanda David Aguiar.


 

Cine Ale nas escolas
 
O Projeto Cine ALE Cidadania idealizado há dez anos pelo deputado estadual Jalser Renier vai atender dezenas de escolas em Boa Vista até o fim de 2013.  Nesta edição o projeto foi reativado pela escola Wanda David Aguiar no bairro Raiar do Sol. Somente naquela unidade escolar 240 estudantes dos ensinos fundamental e médio vão ser beneficiados.
 
A escola Conceição da Costa e Silva no bairro Senador Hélio Campos também será contemplada esta semana.
Os estudantes são levados ao cinema pelas equipes de professores e coordenadores do projeto. Antes de assistirem o filme em cartaz eles assistem a um documentário que trata de temas como gravidez na adolescência, drogas e violência juvenil, entre outros temas.
 
Os estudantes foram selecionados pela direção da escola. O professor José Carlos explica que os critérios utilizados para a seleção foram à disciplina e as boas notas escolares. Ele conta que a maioria dos estudantes jamais frequentou uma sala de cinema e o projeto além de ser uma aula extraclasse vai incentivar os demais colegas que não foram selecionados a buscarem um desempenho melhor na escola.
 
“Nossa escola está situada em um bairro distante do centro da capital. A maioria dos alunos jamais foi a um cinema. Eles estão entusiasmados e com a autoestima elevada. Este projeto tem uma importância social enorme para a escola, afinal vai incentivar outros alunos a melhorarem o desempenho escolar”, destacou.
O estudante Waldemir Costa Lima confessa que esta será a primeira vez que vai a um cinema. Ele agradece a lembrança da Assembleia Legislativa que escolheu a escola para iniciar o projeto em 2013.
 
“Estamos ansiosos com o projeto. A maioria dos alunos não conhece um grande cinema e com o apoio da Assembleia podemos tornar este sonho possível. Acreditamos que a valorização da escola também eleva a autoestima dos alunos que se sentem mais entusiasmados”, explicou.
O Projeto – O Projeto Cine ALE Cidadania, foi regulamentado pela Resolução 036/11, para alunos da Rede Pública Estadual da Capital e do Interior, com o objetivo de facilitar o acesso da comunidade estudantil às produções cinematográfica, contribuindo para formação crítica e reflexiva do jovem e do adulto.
 
As escolas participantes do Projeto foram indicadas pela Secretaria Estadual de Educação. Uma equipe do Cine ALE se desloca até a escola realiza uma palestra com alunos escolhidos que vão ao cinema; eles recebem uma ficha onde os seus pais autorizam sua ida ao cinema e portando o documento o aluno recebe o ingresso. Todo o transporte do aluno é realizado por uma equipe de segurança da Assembleia, desde a saída, chegada ao cinema e no retorno à escola.
 
O deputado estadual Jalser Renier ressalta que o Projeto Cine ALE tem apoio total da mesa diretora da Assembleia Legislativa de Roraima e de outras instituições parceiras a exemplo da Secretaria de Educação.
 
“O projeto tem um cunho social e educativo. Os adolescentes e jovens atendidos são acompanhados pela equipe do projeto e dos gestores da escola. Antes de cada filme eles assistem documentários que tratam de temas relevantes para a formação social e do caráter como gravidez na adolescência, drogas, violência juvenil e bullyng”, destacou o parlamentar.

Últimas Postagens