00:00:00

Saúde

Gestores reúnem e elaboram plano regional


 

Em Rorainópolis, será realizada a reunião com gestores dos municípios que compõem a Comissão Intergestores Regionais Rio Branco (CIR-Sul). São representantes de Iracema, Caracaraí, Caroebe, Rorainópolis, São João da Baliza e São Luiz. O encontro será nesta terça-feira (21), às 13h30, no auditório da Universidade Estadual de Roraima (UERR).
 
Para os profissionais da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) que vão participar do evento, o Estado disponibilizou um ônibus para levá-los ao município. O veículo sairá às 7 horas do prédio da Sesau. Durante o encontro, será feita a eleição do novo coordenador da CIR. Além disso, os planos municipais de saúde serão analisados para a elaboração do plano regional de saúde.
 
Na manhã do dia (23), às 9 horas, o evento será em Pacaraima. Os gestores dos nove municípios que compõem a Região de Saúde Centro-Norte, a Monte Roraima estarão no encontro. A ideia é analisar os planos municipais de saúde e elabor do plano regional dos municípios de Alto Alegre, Amajari, Boa Vista, Bonfim, Cantá, Mucajaí, Normandia, Pacaraima e Uiramutã.
 
REDE CEGONHA
 
As ações do programa Rede Cegonha do componente pré-natal serão discutidas entre os gestores dos municípios do estado. O Grupo Condutor da rede fará reunião, no dia 23 de maio, no município de Pacaraima para discutir a execução dos serviços e os principais entraves para oferta dos serviços. Com isso, revisar o plano de ação da Rede Cegonha. Por isso, é importante a participação dos gestores de cada município. O encontre será às 9 horas, no auditório do Exército.
 
De acordo com a diretora do Departamento de Políticas de Serviços Especializados, Rosa Silva, a apoiadora temática da Rede Cegonha do Ministério da Saúde (MS) em Roraima, Benta Lopes, e a equipe do Departamento da Atenção Básica, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). A ideia é organizar os serviços para diminuir a mortalidade materna e mortalidade neonatal.
 
 programa tem de ofertar ainda atenção às gestantes, aos bebês e acompanhamento das mulheres com renda de até R$ 70 por mês. Na atenção básica, os municípios são responsáveis por executar os serviços relacionados ao componente pré-natal. A Sesau capacitou os profissionais de cada localidade. O objetivo é que todos os municípios façam a realização dos exames de pré-natal e a prevenção e tratamento das Doenças Sexualmente Transmissíveis, como HIV, aids e hepatites. De acordo com a técnica do Núcleo de DST/HIV/Aids, Neusa Nascimento, os 15 municípios ofertam o serviço.
 
Cada localidade tem de realizar uma série de ações referentes ao componente atenção básica, como a realização do pré-natal na Unidade Básica de Saúde (UBS) com a captação precoce da gestante; avaliação e classificação de risco da mulher; encaminhá-la ao pré-natal de alto risco em tempo oportuno; realização de exames; abastecimento do sistema de informação entre outros.

Últimas Postagens