00:00:00

Saúde bucal

Secretaria de Educação leva atendimento odontológico ao Cantá.


 

Atendimento aos alunos
 
Entre os dias 21 a 24 de maio, os estudantes do município do Cantá receberão atendimentos odontológicos por meio do Programa Saúde Bucal. A ação é do Departamento de Apoio ao Educando (DAE), da Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED).
As atividades ocorrerão na Escola Estadual José Aureliano da Costa (Rua Francisco Cunha, S/Nº - Centro). A Divisão de Saúde do DAE irá deslocar dois gabinetes odontológicos, e uma equipe formada por dentistas e assistentes para desenvolver as ações.
 
Serão ofertadas aos alunos aplicação de flúor, escovação,
procedimentos odontológicos como obturações e extrações, além de distribuição de kits (escova e creme dental), e orientações sobre escovação por meio de palestras.
“Esta é uma ação que será realizada em todas as escolas da Capital e também do interior do Estado. A intenção é repassar orientações aos alunos e também à comunidade, quanto a higiene bucal e a prevenção de doenças”, enfatizou Paulo Roberto de Oliveira, diretor do DAE.
 
SAÚDE BUCAL
 
O Programa Saúde Bucal tem a principal intenção de prevenir doenças relacionadas à saúde bucal. A ação prevê tratamento odontológico a cerca de 12 mil crianças ao longo do ano letivo. O atendimento é realizado dentro das escolas por meio dos gabinetes odontológicos. Para a compra de material e equipamentos, o valor do
investimento foi na ordem de R$ 452 mil.
 
Atualmente seis escolas possuem gabinetes odontológicos fixos e realizam atendimentos aos alunos nos horários da manhã e tarde. São elas: Severino Cavalcante, São Vicente, Coema, Luiz Ribeiro de Lima, Conceição Costa e Silva e Caranã.
 
Além destes, o DAE conta com dois gabinetes móveis. Somente no mês de abril, foram atendidos 776 alunos e realizados 2.922 procedimentos odontológicos.
O Programa Saúde Bucal já era desenvolvido pela SEED, porém estava desativado há mais de dois anos e foi retomado no ano passado por meio da atual gestão. Com a reativação dos gabinetes, os alunos terão a
oportunidade de se consultar com um dentista e realizar ações de prevenção sem sair da unidade escolar.Os gabinetes odontológicos são equipados com aparelhos e materiais necessários para o atendimento, como o fotopolimerizador (utilizado para a fabricação de resina), autoclave (equipamento para esterilização) além das demais ferramentas odontológicas.
 
Em relação aos atendimentos, serão oferecidos aos estudantes, serviços de prevenção e também da parte curativa. Entre a prevenção, estão aplicação de flúor, limpeza, aplicação de selante e orientações sobre
higiene bucal. Nos serviços da parte curativa, estão a obturação (amálgama e resina) e extração.
Todos os estudantes são atendidos no mesmo horário da aula, mediante autorização dos pais. Os alunos passam por uma avaliação inicial e em seguida são realizados os procedimentos necessários em cada caso.
Todos receberão aplicação de flúor e limpeza.

Últimas Postagens