00:00:00

CAPS ad

Unidade retoma atividades no bairro dos Estados.


 

Aos usários de alcool e drogas 
 
Após algumas semanas com os serviços interrompidos, o Centro de Assistência Psicossocial (CAPS ad) retoma suas atividades na rua Bahia, s/n, no bairro dos Estados, antigo Abrigo Feminino. A unidade oferece há mais de dez anos atendimento a usuários de álcool e outras drogas. Atualmente, o fluxo de pacientes sendo recuperados faz girar em torno de 65 pessoas.
 
O local hoje é provisório, pois o antigo prédio, no Jardim Floresta passa por reforma. A previsão que até julho as melhorias sejam concluídas. “A reforma encontra-se na fase de acabamento, como pintura, assentar cerâmicas, parte hidráulica”, avaliou Jandira Gomes, diretora do CAPS.
 
No projeto arquitetônico está previsto a ampliação de mais duas enfermarias, com quatro leitos cada e uma farmácia para dispensação de remédios. Segundo a diretora do CAPS ad, com a unidade reformada, os serviços serão ampliados, possibilitando subir de nível. “Assim que voltarmos para a sede de origem, passaremos a funcionar 24h, passando de CAPS ad II para III. Poderemos ofertar no local o processo de desintoxicação nas pessoas, o que hoje é feito no HGR”, explicou.
 
A diretora explica como dará a desintoxicação. O paciente pode chegar à unidade por espontânea vontade ou acompanhado por um familiar ou por intermédio da Justiça. Assim, ele será internado por 14 dias, para liberta-se de qualquer substância tóxica. O objetivo é ficar limpo, para ser incluso junto com os demais pacientes ao grupo terapêuticos.
 
A diretora complementou dizendo que os pacientes contarão com um espaço físico melhorado e adequado para atender as necessidades dos projetos terapêuticos de cada usuário. “As terapias poderão ser desempenhadas com mais eficácias. A estrutura vai agregar valor e novas possibilidades tanto para o paciente quanto aos novos técnicos que farão parte do quadro da unidade reformada”, disse.
 
Ao voltar para a nova unidade, os dependentes químicos terão fisioterapeutas e pedagogos no processo de recuperação, além de ofertar oficinas esportivas, para ajudar na melhora do paciente. “O trabalho ambulatorial trabalha a parte mental, espiritual, auxilia a conseguir controlar as emoções e ansiedades. Já o lazer é outro tipo de terapia, pois desenvolve bem-estar, descarrega energia negativa e, sobretudo ocupa ainda mais as pessoas”, frisou Jandira.
 
Os serviços estavam parados devido a problema de energia, mas por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a situação foi contornada.
CAPS .
O CAPS ad é um serviço que oferece cuidados integrais a jovens e adultos com problemas de dependência química. A unidade é caracterizada por um cuidado intensivo, comunitário, personalizado e, sobretudo, uma promoção de vida tanto aos pacientes quanto aos familiares.

Últimas Postagens