Massagens relaxantes
Termina amanhã, dia 17, a Semana de Enfermagem do Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN). Uma das atividades que está bem concorrida é a massagem relaxante. A ação que teve início na segunda-feira (13), já realizou mais de 30 sessões entre os profissionais da unidade, os atendimentos são agendados, assim evita fila de espera e, sobretudo, não prejudica o fluxo de assistência aos pacientes.
A ação que faz parte do projeto “Cuidando do Cuidador”, que visa atividades de valorização e promoção de qualidade de vida aos profissionais de saúde, está oferecendo também limpeza facial, drenagem linfática e avaliação odontológica, um novo serviço ofertado pelo HMI as pacientes internadas e servidores.
Atualmente, a maternidade detém 70 enfermeiros, sendo 20 enfermeiros-obstetras, 16 atuando na UTI Neonatal e os demais enfermeiros auxiliares. A unidade ainda conta com 350 técnicos e auxiliares de enfermagem.
Outro ponto alto ocorrido na Semana de Enfermagem foi à aquisição de kits de Cateter venoso Central de Inserção Periférica (PICC), procedimento avançado de fácil manipulação, além de ajudar na rápida recuperação de bebês prematuros. A equipe de enfermagem acredita que reforça a valorização do profissional, em oferecer o que há de melhor para a execução das funções.
“O dispositivo revolucionário vai diminuir o estresse do bebê já que não haverá mais tantas pulsões no bracinho do bebê e, sobretudo, diminuirá o tempo de internação”, disse Fernanda Soares, coordenadora de Enfermagem da UTI Neonatal.
A proposta do projeto ‘Cuidar do cuidador’ é possibilitar aos profissionais que cuidam da saúde dos outros, cuidar de si mesmo. “Se um profissional se sente valorizado, em seu ambiente de trabalho, as pessoas que dependem desse colaborador serão mais bem atendidas e, consequentemente, o atendimento será mais gratificante para ambos”, avaliou.