Orientações sobre conferência
Com o intuito de capacitar os professores e formar multiplicadores, para a IV Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente a Divisão de Educação Ambiental (DIAB) da Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED) promoverá nesta sexta-feira (17), uma Web Conferência das 14h às 17h.
A conferência será transmitida para todos os municípios do interior por meio da plataforma da Universidade Virtual de Roraima (UNIVIRR) e será realizada pelos técnicos da DIAB.
“A Web conferência é uma ferramenta estratégica para aumentar o diálogo entre a Secretaria e os municípios. Vamos aproveitar para passar um vídeo explicativo, e todo o passo a passo do processo de realização da Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente”, explicou Tácio Raposo, chefe da DIAB.
Nos meses de maio e junho, as escolas estaduais realizarão Conferências pelo Meio Ambiente. No próximo dia 24 de maio será realizada na Escola Hidelbrando Ferro Bitencourt, no dia 29 será na Escola Jesus Nazareno e no dia 31 será a vez da Escola Pedro Elias.
No mês de junho, as escolas seguem realizando as conferências. No dia 05 a Escola Buriti realizará a conferência, na sequência será as escolas Lobo D’Almada (06), Francisca Élzika (07), Antônio Ferreira (13), Presidente Costa e Silva (14) e Girassol (21).
A idéia com as conferências escolares é estimular a participação de estudantes e professores na Conferência Estadual pelo Meio Ambiente, que ocorrerá em Boa Vista no período de 10 a 14 de setembro.
Todas essas atividades são preparatórias e buscam uma maior participação do Estado na IV Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente, prevista para ocorrer de 13 a 18 de novembro em Brasília (DF). Este ano, o tema será: “Vamos cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis”.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A SEED por meio da DIAB tem incentivado as ações na área de Educação Ambiental em busca de desenvolver nos estudantes a consciência quanto a preservação do meio ambiente. Para tanto, estimula a criação da Agenda 21 e Com Vida nas instituições de ensino.
Segundo a DIAB, em todo o Estado, 52 escolas estaduais, (entre instituições da Capital, da área rural, interior e indígenas) possuem Agenda 21, que é um plano de ação para ser adotado global, nacional e localmente.
Suas ações prioritárias são programas de inclusão social, a sustentabilidade urbana e rural, a preservação dos recursos naturais e minerais e a ética política para o planejamento rumo ao desenvolvimento sustentável.
Além disso, 30 instituições de ensino, sendo três indígenas, desenvolvem ações nas Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida - Com-Vidas, contemplando uma média de 30 mil alunos.
As Com-Vidas formulam uma nova gestão de organização nas escolas com a criação de conselhos para fomentar o debate sobre os temas relacionados ao meio ambiente. Também incentivam ações de preservação do patrimônio público, práticas do bem viver (valorizando o respeito mútuo e a prática da boa educação), coral, pinturas em muros, fanfarra com instrumentos musicais reciclados, e tantas outras ações voltadas para a área da educação ambiental que são desenvolvidas nas escolas diariamente.