Católicos em festa no domingo
A Diocese de Roraima está ultimando os preparativos para a grande Festa de Pentecostes que acontece neste domingo, 19. Milhares de pessoas são aguardadas nesta tradicional festa das comunidades, considerada o maior evento da Igreja católica que participa representantes das comunidades da capital e do interior do Estado. O palco da grande celebração será no ginásio Hélio Campos, no bairro Canarinho, a partir das 17h.
O tema deste ano é inspirado na passagem bíblica do evangelista João, que diz: “Como o Pai me enviou eu também vos envio (...) recebei o Espírito Santo” (Jo 20, 21-22).
O Pentecostes é a celebração que acontece 50 dias depois da Páscoa. Marca a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos, além de ser para os cristãos católicos a criação da igreja. “É o momento de clamar a força do Pai e do Filho Ressuscitado para que derramem seu espírito sobre as comunidades”, explicou Evangelista Siqueira, coordenador de comunicação do evento.
Nesta edição, a Festa das Comunidades terá dois momentos. O primeiro será a acolhida das comunidades e músicas católicas para animação do público presente, e em seguida a missa presidida pelo bispo diocesano Dom Roque, acompanhado dos padres e frades franciscanos.
Um dos momentos fortes da missa será a presença da réplica da Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Durante o rito de celebração o bispo fará o envio simbólico de centenas de jovens que irão representar a delegação diocesana no Rio de Janeiro, o Estado sede da JMJ nos dias 23 a 28 de julho deste ano.
A jovem Andréia Morais participa da comunidade Sant’ana e irá para a JMJ. Ela destacou que este ano o Pentecostes será um momento muito especial. “Além de clamar pelo Espírito de Deus na minha vida, serei enviada para a JMJ. Serei uma representante da juventude do nosso estado. Vou levar bandeira e fotos para mostrar a todos a nossa realidade”, comentou.
Já Bertolina Pereira, da comunidade Nossa Senhora Aparecida, aguarda ansiosa pelo domingo, dia da Festa. “Pentecostes é sempre muito esperada por vários cristãos, pois além de fortalecer o nosso espírito é o momento em que a gente encontra muitos amigos de outras comunidades da cidade e do interior”, mencionou.
ÔNIBUS SERÃO DISPONIBILIZADOS
Várias caravanas, vindas de diferentes cantos da Diocese, mobilizam transportes e outros meios para chegarem pontualmente no dia, e celebrar com toda a igreja roraimense. “Tudo foi pensado para que o Pentecostes seja realmente um momento de graça e renovação para as comunidades da diocese”, disse Siqueira.
A Diaconia Missionária, a maior área missionária da Diocese com comunidades, localizada na zona oeste da capital articula ônibus para levar o maior número de pessoas.
Os veículos sairão às 16h, a partir do início de cada itinerário. O trajeto está definido desta forma: N. S. Guadalupe, Bom Pastor, N. S. Migrantes, S. Antônio, e em frente à Vimezer (para a Rainha da Paz e Lourdes); Já, Vila Olímpica (Fátima), S. Francisco, Sagrado Coração devem se reunir no Supermercado Vitrine. Quanto S. Rita de Cássia, Mercado Centenário. O terceiro ônibus começa a percorrer N. S. P. Socorro, N. S. Dores, Santíssima Trindade, N. S. Imaculada Conceição, rotatória do Pricumã e São Bento.
UNIDADE CRISTÃ
A semana que antecede a festa de Pentecostes é chamada de Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, momento em que as igrejas que participam do Conic (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil) se encontram para fazer momentos de oração ecumênicos. Jesus manifestou grande desejo de unidade – “que todos sejam um como Eu o Pai somos um”.
Em Roraima vão ocorrer dois momentos com as igrejas católica e Luterana. A primeira ocorreu na quarta-feira, dia 15, às 19h30, na igreja Nossa Senhora de Nazaré, na Ville Roy, Centro. Enquanto, sexta-feira, 17, a celebração acontecerá na igreja Luterana, às 19h30, na rua Professor Diomedes, São Vicente, por trás da Polícia Rodoviária Federal.