Laboratórios modernos
Em apenas dois anos, houve um salto expressivo em quantidade e qualidade dos laboratórios de informática da Universidade Federal de Roraima (UFRR). O número de salas passou de 20 em 2011 para 43 em 2013, representando um aumento de mais de 100%.
O avanço deve-se ao processo de modernização e ampliação dos laboratórios de informática dos três campi da UFRR (Paricarana, Cauamé e Murupu), iniciado em 2011, pela Diretoria de Tecnologia da Informação.
São 37 laboratórios didáticos e seis para consulta. O investimento total foi de aproximadamente R$ 3 milhões, recursos do Programa de Reestruturação das Universidades (Reuni) e emendas parlamentares.
Etapas - O trabalho foi dividido em fases. Na primeira etapa, a prioridade foi a substituição de todas as máquinas dos laboratórios já existentes nos três campi. Na época eram 20 em funcionamento. A DTI optou por adquirir computadores de ponta, buscando máquinas com maior vida útil.
Dando continuidade ao processo de modernização, em 2012, investiu-se na padronização dos laboratórios, tanto em equipamentos quanto no mobiliário das salas. Havendo a preocupação em comprar móveis projetados para utilização em laboratórios. Também em 2012, houve o início da construção dos 23 novos laboratórios.
Este ano, o processo de modernização foi concluído. Todos os computadores chegaram à instituição. Os pontos de rede foram instalados nos três campi. A instalação das máquinas deve encerrar em junho.
Avaliação- O diretor de tecnologia da informação da UFRR, Luciano Oliveira, comemora a conclusão do processo de modernização. “Com a construção dos laboratórios e a compra de novas máquinas e mobiliário, estamos certos de que o aprendizado nas aulas práticas ocorrerá de forma mais eficiente. Os estudantes também terão mais facilidade e conforto em suas pesquisas”, comenta.
A modernização dos laboratórios também foi importante para que UFRR fosse autorizada a aplicar o TOEFL (Certificado de Proficiência em Inglês), por meio da Coordenadoria de Relações Internacionais (CRINT). Até o final do mês passado, o lugar de realização de prova mais próximo era Manaus (Amazonas).