Luciano fala em Caroebe
Durante visita ao sul do estado, no último sábado (11), o deputado federal Luciano Castro (PR) participou de uma reunião com lideranças políticas e alguns membros da comunidade. Foram feitos vários depoimentos e apresentadas algumas reivindicações.
O primeiro a falar foi o vereador Valdinei Barbosa (PSL), que relatou todos os problemas enfrentados atualmente pelo município. Ele cobrou do deputado a alocação de recursos que possam socorrer Caroebe, que hoje se encontra em situação precária em vários aspectos. Os problemas, segundo o vereador, vão desde a falta de condições de trafegabilidade das vicinais 8, 10 e 11 à falta de técnicos agrícolas para auxiliar o pequeno produtor.
Outra demanda apresentada diz respeito às péssimas condições dos postes que ainda estão sendo usados na rede elétrica. Devido ao tempo eles estão bastante deteriorados e apresentam risco à comunidade. Ruas que nunca foram iluminadas e asfaltadas também foram lembradas, pois são uma queixa antiga da população.
Ainda durante a reunião, foi citado a grande quantidade de prédios públicos que hoje estão abandonados e o retorno urgente do escritório do INCRA que está há meses desativado. De acordo com o vereador Valdinei Barbosa, qualquer tipo de trabalho burocrático é feito apenas em Boa Vista, o que atrapalha e muito, já que o município é um dos mais distantes da capital.
A prefeitura de Caroebe foi representada, no encontro, pelo vice-prefeito Gessy Jesus de Souza. Ele disse aos presentes que Caroebe está em situação delicada, principalmente por causa da inadimplência do município junto ao Governo Federal, o que impede o recebimento de recursos. Caroebe possui quatro registros de inandimplência no Cadin (Cadastro de Prefeituras Inadimplentes).
Além do que já havia sido citado em relação aos problemas enfrentados pelo município, o vice-prefeito destacou também a situação do transporte escolar que está ameaçado de parar por causa das péssimas condições das vicinais.
“Aqui temos cinco vicinais que estão muito ruins e olha que o inverno só está começando. Eu faço um apelo ao governo do estado que nos ajude, pois vamos ficar isolados principalmente os que vivem próximos às vicinais”, afirmou o vice-prefeito.
O deputado Federal Luciano Castro, por sua vez, disse que entende e se solidariza com o moradores de Caroebe, dada a situação de precariedade do município. O parlamentar afirmou que fará o que for possível. No entanto, ele destacou que com a prefeitura inadimplente fica impossível Caroebe receber recursos do Governo Federal. Castro disse que a prefeitura precisa, primeiro, se regularizar. Só então será possível ajudar o município através de recursos.
Luciano Castro garantiu que, tão logo a prefeitura de Caroebe esteja adimplente, ele irá buscar ajuda para resolver os vários problemas enfrentados pela população . Uma prioridade, segundo o parlamentar, será buscar recursos para as obras de melhoria da iluminação pública. Os postes de Caroebe são de madeira e serão trocados pelos de concreto. “Assim que o prefeito resolver essa questão de inadimplência vamos correr atrás dos recursos nos ministérios, em Brasília”, assegurou o deputado federal.