00:00:00

Rede Câncer

Técnicos do Ministério visitam unidades de saúde.


 

Câncer sendo avaliado 
 
Hoje (15), a equipe de técnicos do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) percorrerão todas as unidades que fazem parte da assistência aos pacientes com câncer do Estado. A ideia é identificar as deficiências na estrutura ou no processo de atendimento dos serviços oferecidos pela rede para apontar soluções. Após as visitas, será feito relatório situacional dos serviços em Roraima.
 
Durante todo o dia, os profissionais vão monitorar os serviços dos laboratórios de histologia e patologia, Centro de Referência de Saúde da Mulher (CRSM) e Unidade de Alta Complexidade Oncológica (Unacon). Com isso, o Estado espera receber todo o suporte necessário para que o Estado possa ter mais condições e melhorar a prestação dos serviços já oferecidos. Segundo a diretora do Departamento de Políticas de Atenção à Oncologia, Liliana Bezerra, com a visita do Ministério, a expectativa do Estado é de receber apoio técnico e financeiro para suprir necessidades locais.
 
Hoje, Gestores da Sesau, profissionais da Unidade de Alta Complexidade Oncológica (Unacon) e do Centro de Referência de Saúde da Mulher (CRSM) participam de uma reunião no auditório do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN). Todos os profissionais envolvidos na Rede Câncer em Roraima estarão no auditório da unidade, inclusive, os gestores da Secretaria Municipal de Saúde. A reunião segue durante todo o dia.
Conforme Liliana Bezerra, entre as principais dificuldades no processo de andamento da rede câncer está relacionada com a organização dos serviços em nível de atenção básica. O Estado enfrenta, ainda, problemas de falta de estrutura física e de equipamentos de apoio na unidade de referência.
 
REDE CÂNCER
 
A rede câncer é uma organização do fluxo de pacientes que dão entrada no tratamento de câncer pelo sistema Único de Saúde (SUS). Eles são acompanhados e conduzidos em cada etapa do tratamento desde a prevenção até uma possível cirurgia.
 
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são responsáveis por realizar o rastreamento da doença no Estado. Em caso de suspeita de câncer, o paciente é encaminhado a um especialista que fará a investigação do caso. Com a confirmação da doença, o paciente é encaminhado à Unacon, para se submeter ao tratamento. Por meio de exames, o médico avalia o estágio do câncer e define o melhor tratamento.

Últimas Postagens