Alimentação saudável
Mães a espera de alta do Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN) recebem instruções quanto alimentação mais saudável e dicas de atividades que promovam à saúde depois do parto. A roda de conversa, que faz parte das atividades do Dia das Mães, termina nesta quarta-feira, dia 15, e busca reunir mulheres no refeitório para tiragem de dúvidas. O evento alusivo começa a partir das 9h.
Por ser uma roda de conversa, a ideia da coordenação de Nutrição do HMI é criar um ambiente descontraído para torná-lo mais dinâmico. O bate-papo tem em média 30 minutos, dependendo da interatividade das participantes pode durar um pouco mais. A expectativa que as mães entendam que a alimentação está aliada a uma vida mais saudável para a mãe e para o seu filho.
A nutricionista Kely Salomão, coordenadora do setor nutricional do HMI, disse que a proposta é orientar de maneira geral sobre os alimentos que devem ser evitados e os que devem ser mais consumidos durante o período puerpério e amamentação. “Depois do parto, as mães precisam evitar o sobrepeso com uma dieta balanceada. Menos frituras, menos carnes gordas, evitar enlatados, industrializados, açúcar. Porém, mais consumo de frutas, alimento integral quando possível, suco natural, verduras’, resumiu.
Ainda conforme Kely, as mães precisam tomar cuidado com alguns alimentos industrializados e até mesmo suco de pacote, que pode alterar na qualidade e sabor do leite materno, o único alimento que deve ser consumido pelo recém-nascido. “Quanto mais sódio ela consume, mais ela vai reter líquido, e isso vai dar problema na hora de emagrecer após o parto”, explicou.
A nutricionista mencionou que as práticas adotadas na unidade, em oferecer refeição de três em três horas, as mães devem reproduzir também ao voltar para casa.
“Algumas acabam criando o hábito a partir daqui (maternidade). Outras infelizmente não adotam a prática. Isso dificulta também na perda de peso e na produção de leite de qualidade”, comentou, lembrando que é servido na unidade café, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, janta e uma ceia, algo leve como sopa outro alimento.
Parte das pacientes que dão entrada na maternidade possui uma alimentação irregular ou problemas de peso, muitas vezes por falta de orientação. A afirmação é do setor de nutrição da unidade. “Ao pedir autorização para receber biscoito recheado, iogurte, pastel, percebemos o hábito alimentar de cada uma delas. O nosso papel é orientá-las, pelo menos aqui dentro, para uma alimentação mais saudável”, enfatizou.
Alguns itens permitidos pelos nutricionistas são sucos naturais, biscoito água e sal ou Maria, frutas, alimentos que fogem da lista de aceitável não é permitido. “Aqui dentro procuramos que as pessoas possam seguir a risca os cuidados na recuperação. Sem falar sobre os riscos de contaminação, de infecção que estamos expostos. Tudo isso, procuramos evitar”, alertou a nutricionista.
Enfim, a consciência sobre a alimentação saudável possibilita mais saúde, energia, tanto a mãe quanto para o bebê. Ou seja, uma mãe que não vai adoecer com frequência, além de adquirir um bom peso, com perda rápida de peso, voltando ao que era antes da gravidez. Sobretudo, dando ao filho um leite saboroso.