Exame em seis unidades em RR
Na próxima terça-feira (14), 85 adolescentes e adultos que se encontram privados de liberdades em cinco unidades prisionais e também no Centro Sócio Educativo (CSE), realizarão as provas do Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade – ENCCEJA PPL 2013.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) é o órgão responsável pela aplicação da prova em todo o país. As provas serão aplicadas nos turnos matutino e vespertino. Do total de inscritos, 16 são do CSE e 69 estão distribuídos em outras unidades prisionais.
Em Roraima o Exame será aplicado nos seguintes locais: CSE, Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, Cadeia Pública Feminina, Cadeia Pública Masculina de Boa Vista, Cadeia Pública de São Luz do Anauá e Casa do Albergado.
“Está tudo pronto e organizado para a aplicação das provas. Este Exame é muito importante porque é uma oportunidade de continuação dos estudos para as pessoas que estão hoje dentro das unidades prisionais”, destacou Jucimar Vieira, chefe da Divisão de Educação de Jovens e Adultos (DIEJA) da Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED).
No período matutino serão realizadas as provas de “Ciências Naturais” e “História e Geografia”. No turno vespertino, será a vez das avaliações de “Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação” e “Matemática”.
Os gabaritos das provas serão divulgados no Portal do INEP no dia 17 de maio. Já o resultado final será divulgado no dia 10 de julho.
ENCCEJA
O ENCCEJA tem o intuito de avaliar as habilidades e competências básicas de jovens e adultos que não tiveram oportunidade de acesso à escolaridade regular na idade apropriada. O Exame também possibilita a certificação de conclusão dos estudos. A participação é gratuita e voluntária.
Além disso, o Exame também tem uma série de objetivos, entre eles, a correção de fluxo escolar, construção de uma referência nacional de autoavaliação de jovens e adultos, a constituição de parâmetros de autoavaliação do participante visando a continuidade de sua formação e posterior inserção no mundo do trabalho.