00:00:00

Crianças

Comitê discutirá violência


 

 
Os representantes das entidades que compõem o Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes se reuniram na manhã desta quinta-feira, 09, na sala de reuniões da Secretaria Estadual da Justiça e da Cidadania (SEJUC/ RR), com o objetivo de discutir a programação alusiva à Semana Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes.
 
A realização de um seminário, para que cada entidade participativa defina competências e atribuições à causa, panfletagem e pichação de carros, bem como palestras em escolas farão parte da programação durante a semana, que acontece de 13 a 18 de maio em todo o país.
 
O dia 18 de maio foi à data escolhida pelo Comitê Nacional como marco referencial de mobilização de massa na luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A data é uma lembrança do caso ocorrido com a menina brasileira Araceli Cabrera Sanches, de 08 anos de idade, que foi sequestrada em 18 de maio de 1973, após ser drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba.
 
O evento ocorre em consonância com as diretrizes contidas no “Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil”, aprovado no ano de 2000, pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que reuniu em Brasília cerca de duas mil pessoas, em marco comemorativo aos 10 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente.
 
Dentre as instituições que compõem o Comitê estadual estão as Secretarias Estaduais da Justiça e da Cidadania (SEJUC/RR), do Bem Estar Social (SETRABES), da Promoção Humana e Desenvolvimento (SPHD), da Segurança Pública (SESP), do Planejamento e Desenvolvimento, por meio do Departamento de Turismo (SEPLAN/ DETUR) e de Saúde, bem como as Polícias Civil (PCRR), Militar (PMRR), Federal (PRF) e Rodoviária Federal (PRF); a Defensoria Pública do Estado (DPE), a Assembleia Legislativa do Estado, por meio do CHAME  e o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), dentre outras associações de classe sensíveis à causa.
 
O comitê se reúne uma vez por mês, em locais previamente definidos pela direção e o objetivo principal, segundo os participantes é promover ações que visem conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual, principalmente contra crianças e adolescentes.

Últimas Postagens