00:00:00

Hemocentro

Anchieta doa sangue e lança campanha para servidores estaduais.


 

Doe sangue e salve vidas
Com objetivo de estimular a doação de sangue entre os servidores estaduais de Roraima, o governador José de Anchieta, lançou na manhã dessa sexta-feira, 10, a Campanha Doe Sangue e Salve Vidas. A ideia é incentivar servidores e colaboradores das secretarias do estado a abastecer o Banco de Sangue do Hemocentro de Roraima. A campanha pretende atingir as 80 bolsas necessárias diariamente. 
O setor de captação divulgará os dias de cada secretaria após o encerramento da cerimônia de abertura. Será elaborado um cronograma com datas de doação para cada secretaria. Durante o ato, estiveram presentes diversos secretários estaduais, entre eles os titulares da pasta da Saúde, Leocádio Vasconcelos, Miguel D’Elia e Alexandre Salomão.
No pronunciamento, o governador destacou que a importância de seu envolvimento pessoal no lançamento da campanha era para demonstrar e incentivar a participação de todo governo, com seus secretários e colaboradores. “Um gesto que salva em até três pessoas, apenas de uma bolsa de sangue. Por isso estamos aqui com boa parte de nosso comando de governo para demonstrar para sociedade o nosso comprometimento ativo na campanha de doação de sangue e incentivar a participação das pessoas”, mencionou.
Ainda conforme Anchieta, a Campanha pretende triplicar o estoque do Banco de sangue, no intuito de dar conta da demanda existente nos hospitais e maternidade de Roraima. “Não apenas o nosso Hospital Geral, através do pronto atendimento de urgência no trauma, necessita deste sangue, mais também as demais unidades que prestam atendimento à saúde”, frisou.
Leocádio Vasconcelos, secretário da Saúde, ressaltou a importância da mobilização para as pessoas que precisam. “Será um serviço prestado de amor e de solidariedade. A população em geral também pode abraçar o mesmo gesto, e vir doar um pouco do seu sangue para os necessitados. É um gesto de amor ao semelhante”, completou.
CALAMIDADE
Hoje, a unidade tem somente algumas bolsas do fator RH (+), mas a necessidade maior é dos tipos negativos de sangue. O setor de coleta funciona das 7h30 às 18h, de segunda a sexta-feira. O Banco de Sangue precisa das doações para atender as urgências que chegam ao Pronto Socorro Francisco Elesbão, Maternidade, Hospital da Criança e unidades hospitalares privadas.
Conforme a coordenadora de captação do Hemoraima, Terezinha de Jesus Khan, a unidade precisa de reabastecimento de sangue e com esta campanha, reforçada pelo próprio governador, a expectativa é normalizar o estoque.
Doar sangue é seguro, por isso qualquer pessoa em boas condições de saúde, apresentando documento oficial com foto, entre 16 até 17 incompletos (acompanhados dos pais ou responsáveis legais) e para quem já é doador, até 68 anos.
A pessoa precisa ter mais de 50 kg e não deve estar em jejum, mas é preciso evitar a ingestão de alimentos gordurosos até 4h antes da doação. Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente, assim como grávidas e mulheres no pós-parto.
Nas duas horas que antecedem ao procedimento, o candidato à doação preenche um cadastro, e em seguida é avaliado clinicamente. Se não houver nenhum obstáculo clínico, a coleta é realizada logo em seguida. Outras informações no (95) 2121-0883.

Últimas Postagens