Samum ganha 25 ambulâncias
Com a doação de 25 novas ambulâncias pelo Ministério da Saúde (MS), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) renova frota da Central de Regulação Regional do Samu 192. O termo de doação já está assinado pelos Governos Federal e Estadual, e nesta terça-feira, dia 7, em São Paulo será entregue, oficialmente, para o secretário de Saúde Leocádio Vasconcelos e o vice-governador Chico Rodrigues.
O investimento na compra dos veículos foi mais de R$ 3,4 milhões. As ambulâncias serão destinadas aos 15 municípios de Roraima. Sete ganharão uma ambulância convencional, e outros sete munícipios ganharão duas viaturas: uma convencional e outra traçada 4x4. Os beneficiados com duas ambulâncias são Alto Alegre, Cantá, Caroebe, Rorainópolis, São João da Baliza, São Luís do Anauá e Uiramutã.
A Central Regionalizada ficará com duas viaturas de suporte avançado, com UTI. Já, a frota da capital que atualmente é de três ambulâncias será reforçada com mais duas. “Com isso, à população (de Boa Vista) contará com sete viaturas a disposição”, destacou Vasconcelos.
Vasconcelos explicou que o contato já foi feito com a empresa que vai transportar em cegonhas essas viaturas de São Paulo até Boa Vista. “Assim, que o recebimento seja concluído, a transportadora já inicia com o transporte. O carregamento está previsto chegar dentro de 30 dias”, informou.
O secretário de Saúde lembrou que o processo de renovação da frota era um acordo que foi firmado desde dezembro passado, durante a implantação da Central de Regulação, com a presença do secretário Nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães.
As ambulâncias vão repor veículos que já atendem no Samu 192. Hoje, são 16 viaturas que funcionam nos municípios do interior. Algumas já estão desativadas ou sempre estão no conserto, devido ao desgaste natural, já que elas foram entregues em 2010. “A frota atual será dada baixa do Samu. Mas, as que estão em condições de rodar serão descaracterizadas de Samu, e tornarão ambulância comum”, enfatizou.
Com a renovação da frota, Vasconcelos espera agilizar o atendimento e proporcionar um conforto e segurança ainda maior às vítimas. “Esperamos agilizar os atendimentos. Hoje a demora acontece em função de fato termos uma frota sucateada e, sobretudo, deslocar viaturas distantes até o paciente em determinado local. Isso requer um tempo de demora maior. O bom era que todos os municípios tivessem o seu veículo. A partir de agora a realidade será possível”, comemorou.