00:00:00

Provab

Dúvidas sobre diagnóstico pelo 0800.


 

Os médicos que atuam no Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica (Provab) podem recorrer ao número 0800 644 6543 para tirar dúvidas sobre procedimentos e diagnósticos ou obter segunda opinião formativa. Há uma equipe de especialistas em Medicina da Família e Comunidade, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30.
 
Ao todo, 3.895 médicos participam da atual edição do programa. Em Roraima são dez. Eles atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Capital, Boa Vista. Esses profissionais podem ainda cursar pós-graduação durante o período de atuação no Programa, um ano. Os médicos atuam com a supervisão de Instituições de Ensino Superior e acompanhamento dos gestores locais.
De acordo com informações do Ministério da Saúde (MS), ao ligar para o 0800 644 6543, o médico é atendido por um profissional de call-center que confirma a participação dele no Programa e remete o atendimento para uma equipe qualificada, composta por médicos especialistas em Medicina de Família e Comunidade. O novo canal de comunicação faz parte do Telessaúde Brasil Redes.
 
TELESSAÚDE
 
Núcleos de Telessaúde serão implantados em Roraima. Profissionais da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) e Universidade Federal de Roraima (UFRR) vão iniciar, este mês, visitas aos municípios de Rorainópolis, Mucajaí e Pacaraima. Os três funcionarão como unidades polos. A ideia é que haja núcleos em todos os municípios de Roraima. Biblioteca virtual, educação permanente e oferta da segunda opinião de um profissional de saúde são as ferramentas de auxílio ofertadas pelo programa aos profissionais de saúde.
 
Equipamentos, como computadores e telões já estão no estado. Eles serão encaminhados às unidades conforme as implantações do serviço. Os três municípios serão os primeiros municípios a receber os serviços. Os núcleos funcionarão como uma ferramenta de auxílio aos profissionais de saúde, em especial, para os que atuam em localidades distantes. Por isso, as UBSs terão de instalar computadores com acesso à internet. Assim, os médicos poderão, quando acharem necessário, pedir a opinião de outro profissional sobre o caso em atendimento.
 
Serão centrais de teleambulatórios. Com a implantação dos núcleos, haverá redução significativa no número de encaminhamentos aos especialistas, principalmente, para as áreas de dermatologia, endocrinologia e cardiologia. Amaior parte dos problemas poderá ser resolvida na rede primária. Hoje, quem precisa de atendimento médico especializado no interior de Roraima tem de se deslocar para a Capital, Boa Vista.

Últimas Postagens